"> Botelho e Marconi Perillo ressaltam parceria entre MT e GO – CanalMT
JLSiqueira/ALMT

Botelho e Marconi Perillo ressaltam parceria entre MT e GO

Da Redação

Em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (17), no Plenário de Deliberações Deputado Renê Barbour, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, ressaltaram a parceria e o compromisso entre os estados de Goiás e Mato Grosso. Perillo foi um dos seis agraciados no evento com o título de cidadão mato-grossense.

“Hoje estamos homenageando seis pessoas que prestaram serviços relevantes para o nosso estado e, sem dúvida nenhuma, Marconi Perillo é um ícone nacional na política e, para Mato Grosso, também muito importante. Tanto na economia quanto no turismo e nas relações entre Mato Grosso e Goiás, tem sido um governador parceiro na questão da segurança pública, no transporte. Já foi deputado estadual, senador e é governador pela quarta vez, sem nunca perder uma eleição”, ressalta Botelho.

O parlamentar lembrou ainda do Consórcio Brasil Central, formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal, numa cooperação para fortalecer a economia desses estados, o que já apresenta alguns resultados.

“É essa região central do país está segurando a crise. Não que a crise não tenha chegado aqui. Temos desempregos e problemas de arrecadação pública, mas a balança comercial está sendo mantida pelo agronegócio, que tem dado sustentação para o Brasil possa continuar e tendo equilíbrio econômico”,

Para o governador Marconi Perillo, receber o título é uma honraria especial para todos os homenageados, um reconhecimento do esforço que os governos de Goiás e do Mato Grosso têm feito para estreitar os laços de parceria.

“Tenho a honra de ser o presidente do Brasil Central e um dos nossos objetivos é criar o mercado comum entre esses estados, com alíquotas homogêneas. Por exemplo, Rondônia importava produtos do sul, agora vai importar de Mato Grosso e vice-versa entres todos esses estados”, discursou Perillo.

O governador destacou ainda a importância de Mato Grosso no cenário econômico do país, principalmente nesse período de crise, sendo praticamente um “país dentro do Brasil”, responsável por 52 milhões de toneladas de grãos e 27 milhões de cabeças de bovinos, com 15 bilhões de dólares de exportações.

“O que nos separa é o belíssimo santuário Rio Araguaia, nos separa fisicamente, pois nos sentimos irmãos. Temos milhares de mato-grossenses em Goiás e assim como milhares de goianos em Mato Grosso. Quero agradecer o apoio do governador Pedro Taques. Estamos juntos empenhando esforços para construir a tão sonhada ponte em Cocalinho”, afirmou Perillo.

Durante a solenidade, o Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa cantou duas canções: “A Lua”, um rasqueado cuiabano, e “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa. O grupo de siriri Flor Ribeirinha também se apresentou ao final do evento.

O deputado estadual Baiano Filho participou da solenidade e destacou a referência que o governador Marconi Perillo representa na política. “Ninguém conquista quatro mandatos em um governo estadual se não tiver serviço prestado”, resumiu Baiano.

HOMENAGEADOS – Além do governador, foram condecorados com o título de cidadão mato-grossense Olindo Pasinato Neto, que inaugurou a primeira churrascaria de Cuiabá, a “Churrascaria Cuiabana”. Formou-se pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no curso de Economia. Ocupou vários cargos públicos e trabalhou nas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, bem como na Assembleia Legislativa.

Outro homenageado foi o empresário Jair de Amorim Novaes, natural de Toledo (PR) e que mora em Mato Grosso desde 1984. Primeiramente, trabalho em diversas drogarias, até se tornar proprietário de uma no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande. Depois, mudou sua empresa para Cuiabá cm filias no CPA.

O quarto homenageado foi Ari Pozzolo, natural de Rio Grande do Sul e que contribuiu para a fundação do município de Nova Mutum.  Hoje, é empresário no ramo alimentício. De Águas de Chapecó (SC), é o quinto homenageado: Antônio Francisco Tasso que está em Cuiabá há 24 anos e atualmente reside em Cuiabá, sendo empresário no ramo de materiais de construção.

Por fim, também recebeu o título Antônio Marinho de Sousa Fortaleza, que nasceu em Itagua (CE) e mora em Mato Grosso desde 1972. Foi motorista, agente financeiro em uma construtora e chefe de setor da antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor de Mato Grosso (Febemat). E, também, proprietário do renomado “Bar do Chorinho”.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta