"> Baixa umidade do ar faz com que Seduc enviei orientativo aos diretores de escolas – CanalMT
Divulgação

Baixa umidade do ar faz com que Seduc enviei orientativo aos diretores de escolas

Da Redação

Com o objetivo de diminuir o desconforto dos estudantes por conta da baixa umidade do ar registrada em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc-MT) enviou nessa quarta-feira (21.09) um orientativo aos diretores das 756 escolas estaduais. No documento são sugeridas mudanças na rotina da unidade e os gestores também são orientados a contatar os responsáveis pelos estudantes para que tomem medidas no intuito de prevenir as doenças respiratórias.

A expectativa da Seduc é que, com a orientação, as escolas enfrentem esse período climático sem prejuízo à carga horária do estudante, como destaca o secretário adjunto de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa. “Nenhuma escola pode diminuir a carga horária, é preciso adotar atitudes simples, mas que apresentem resultados positivos”, explica.

Ao todo, o documento apresenta cinco orientações. A primeira é sobre a hidratação das crianças e jovens, aconselhando o uso de garrafas com água nas salas de aula. Na alimentação escolar, a solicitação da Seduc é que as escolas priorizem refeições leves, acompanhadas de líquidos.

As aulas de recreação ou Educação Física, que requerem esforço físico dos alunos, podem ser suspensas e substituídas por atividades de menor esforço, sempre que a comunidade escolar entender necessário. A escola também deverá incentivar o uso de roupas leves, protetor solar e chapéus ou bonés.

As escolas também devem orientar os estudantes e responsáveis quanto à importância de adotar essas ações nas residências deles. O secretário adjunto da Seduc também destaca que, por ser um espaço educativo, a escola ainda pode promover estudos e pesquisas sobre a falta de umidade no ar, suas causas e consequências para a saúde humana.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta