"> Caravana levará políticas públicas à população – CanalMT
Gcom-MT

Caravana levará políticas públicas à população

Da Redação

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (04.07) a Caravana da Transformação, iniciativa que percorrerá os municípios de todas as regiões de Mato Grosso levando saúde, ações de cidadania e oficinas. Uma das metas, por exemplo, é diminuir a fila para cirurgias oftalmológicas, levando qualidade de vida ao cidadão.

O Gabinete de Governo é responsável pela realização da Caravana da Transformação. O secretário de Estado do Gabinete, José Arlindo, afirma que o objetivo é levar cidadania e entregar políticas públicas a toda população. “Em 2014 o governador Pedro Taques prometeu que a gestão não deixaria nenhum mato-grossense para trás. Vamos saldar esse compromisso com a população e a Caravana da Transformação vai passar por todas as regiões do Estado a partir de julho”, disse Arlindo.

A primeira edição da Caravana será nos dias 16 e 17 de julho, na cidade de Barra do Bugres (a 168 quilômetros de Cuiabá). Segundo José Arlindo, a escolha da cidade se deu porque Barra do Bugres é dotada da infraestrutura hospitalar necessária para esta primeira edição da iniciativa.

“É a única cidade no entorno da microrregião que tem um hospital público. Também levamos em consideração critérios demográficos. Nós não tínhamos condições de fazer a primeira edição da caravana em local com infraestrutura básica complicada. Essa primeira edição servirá como aprendizado para as próximas”, comentou o secretário.

O governador Pedro Taques destacou que serão feitas até cinco edições ainda neste ano. Segundo Taques, a decisão de fazer a caravana levou em conta fatores como a fila por cirurgia oftalmológica. “Além disso, a cada caravana nós vamos agregando outros procedimentos para a área de saúde, isso é importante”, destacou.

Taques lembrou que os municípios são parceiros do governo na Caravana da Transformação. O governador aproveitou a cerimônia para agradecer pela parceria. “É muito fácil ficar com as ações do Estado aqui na Capital, mas o Estado tem que se fazer presente no interior, com as secretarias. Temos que dar satisfação do nosso trabalho nos lugares mais distantes”, completou.

Em Barra do Bugres, todas as atividades da Caravana serão realizadas no Parque de Exposições Renê Barbour. Todas as informações podem ser obtidas no site www.caravana.mt.gov.br.

Áreas de atuação

Na saúde, a Caravana da Transformação fará atendimentos oftalmológicos. Um caminhão foi preparado para o atendimento e contará com médicos capacitados. Ainda em Saúde, haverá a orientação sobre Hanseníase, doença com alto índice de incidência no estado.

Para os atendimentos oftalmológicos, o cidadão precisa procurar o posto da Caravana da Transformação no município para prévio agendamento. No caso de Barra do Bugres o cadastro será feito na Prefeitura Municipal.

O secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, que também é médico, ressaltou que cada passo dentro do planejamento foi pensado na segurança do paciente e na conduta de como exercer o atendimento ao cidadão. “Toda ação deve estar focada na nossa preocupação com o paciente e não em atividades comerciais ou políticas”, comentou.

No campo de cidadania os moradores contarão com o cadastro e confecção do Cartão SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3×4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra e embelezamento.

Haverá oficinas de Postura no Mercado de Trabalho, Sensibilização para o Trabalho. Haverá também orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Quanto aos serviços complementares, a Caravana da Transformação terá educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades, os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta