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Municípios aproveitam FIT para divulgar seus atrativos

Da Redação

Dos 60 estandes expostos na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), em andamento no Centro de Eventos do Pantanal, 16 deles são ocupados por prefeituras de Mato Grosso. Muitas delas aproveitam a presença do público que tem ido até a FIT para, além de divulgar o artesanato e a culinária local, divulgar os pacotes turísticos que possuem. É o caso da prefeitura de Campo Novos dos Parecis (distante 390 km da capital), que aproveita a presença na Feira Internacional para anunciar aos visitantes do evento a criação do 1º roteiro indígena de Mato Grosso.

De acordo com a diretora de Cultura de Campo Novo, Silvia Schneiders, os costumes indígenas ainda despertam curiosidade em muita gente e por isso, a prefeitura resolveu ajudar a divulgar o roteiro ‘Rota Parecis’. “Aqui tem tido público dos mais diversos estados e países, e está sendo a melhor oportunidade para expor essa atividade turística voltada para aqueles que desejam interagir de perto com os índios”, comenta Silvia Schneiders. O município de Campo Novo do Parecis possui 12 aldeias. Três delas fazem parte da Rota Parecis: Wazare, Quatro Cachoeiras e Utiariti.

Além de Campo Novo, Barra do Garças (distante 412 km da capital), é outro exemplo de município que aproveita a Feira para mostrar seu potencial turístico. A prefeitura montou três estandes para divulgar as belezas naturais da cidade e assim poder atrair novos investimentos para o setor.

Segundo a secretária de Turismo municipal, Mônica Porto, e feira representa a maior vitrine do trade turístico do Centro Oeste e a cidade não poderia perder a oportunidade para mostrar aos investidores, guias turísticos e às agências de turismo, o potencial existente. “Barra possui um calendário de eventos fixos, que poucas cidades mato-grossenses possuem, e para atrairmos visitantes precisamos mostrar essas belezas”, disse a secretária. A prefeitura de Barra do Garças também aproveita a participação na FIT Pantanal para lançar um pacote de turismo novo, que é o ‘Festival Comida de Boteco’, em que bares e restaurantes da cidade criarão pratos de culinária novos, que serão colocados em votação e os mais votados serão adicionados no cardápio dos empreendimentos participantes.

Vídeos e folders fazem parte do arsenal de apresentações e publicidade que a maioria das prefeituras disponibilizam aos visitantes da FIT.

Para o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luiz Carlos Nigro, o grande potencial turístico e econômico de Mato Grosso está em destaque na Feira e muitos chefes do Executivo municipal têm aproveitado a presença na Feira para destacar sua vocação econômica. “O Governo do Estado, responsável pelo fomento e incentivo de ações que promovem o desenvolvimento, fez questão de destinar esses espaço voltado para as prefeituras, para que elas pudessem divulgar seus produtos e serviços turísticos”, afirma Luiz Carlos Nigro.

Com programação até o domingo (24), a Feira conta com espaços para discussões, palestras, seminários, exposições, apresentações culturais, praça de alimentação, turismo de experiência e o turismo de negócios.

O Governo do Estado espera receber mais de 100 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 10 milhões.

(Com Assessoria )


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