"> Rogers assume Segurança e apresenta estratégia para combater a violência – CanalMT
GCom

Rogers assume Segurança e apresenta estratégia para combater a violência

Da Redação

Combate à criminalidade com gestão por resultados, estratégia, conhecimento científico, emprego qualificado da forças e uma parceria forte com o cidadão. A meta foi apresentada na manhã desta sexta-feira (01.04) pelo novo secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas. “O nosso objetivo é buscar o ideal para a segurança pública. Este trabalho será ininterrupto, com enfoque na qualificação e na gestão por resultados”, disse.

Ao lado de seu antecessor, o promotor de Justiça Fábio Galindo Silvestre, Rogers destacou a “transformação” realizada na pasta nos últimos 15 meses, com investimentos em equipamentos, mobilidade, qualificação e aumento do efetivo. “Houve um enorme implemento estrutural, de profissionais de segurança, do ponto de vista material e de motivação”, disse, destacando o legado positivo deixado por Galindo e também pelo ex-secretário e promotor Mauro Zaque.

Entre os avanços citados, Jarbas destacou o aumento expressivo do orçamento do setor de inteligência, que passou de apenas R$ 138 mil para R$ 13 milhões no primeiro ano da atual gestão. “Atuação qualificada exige conhecimento. Se não conhecermos a realidade, não conseguiremos traçar estratégias, planos e ações”, afirmou.

Questionado se manteria o perfil “operacional” de Galindo, que se notabilizou por ir à rua e acompanhar operações policiais, o novo secretário disse que o engajamento também é uma de suas marcas. “Em meus 23 anos de Segurança Pública, sempre estive na rua. E até mesmo no Detran, sempre participei das blitzes da Lei Seca, por exemplo. Então seguirei minhas convicções”.

Rogers disse que o trabalho de combate à corrupção continuará sendo uma prioridade. Ele qualificou a corrupção como um “câncer” que interfere diretamente nos índices de criminalidade. “Vou apoiar muito estas ações. Ninguém, absolutamente ninguém, está acima da lei”, disse.

Balanço

Durante a solenidade de posse de Rogers Jarbas, o ex-secretário Fábio Galindo Silvestre apresentou os resultados obtidos desde janeiro de 2015, tais como a aquisição de materiais, viaturas, nomeação de militares e a receita para investimento das forças de segurança. “O momento é de agradecer e o desejo é que o novo secretário tenha sucesso em sua missão”, disse.

Participaram do evento o comandante da Polícia Militar, coronel PM Gley Alves, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Julio Cezar Rodrigues e o diretor-geral da Politec, Rubens Okada.

Perfil

Rogers é filho de Jaime Correa Jarbas e Dalvina da Piedade Jarbas, nasceu em Penápolis, cidade distante 480 km da capital de São Paulo. Rogers é casado com a procuradora da República Samira Engel e pai de Pedro e Lucas.

Em 1993, Rogers ingressou como cadete na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. A partir de 1996, passou a atuar na cidade de São Paulo, no 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, no comando da Força de Patrulha e da Força Tática, que atendia a região oeste da capital paulista. No interior de São Paulo, Rogers foi comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar do 44º Batalhão da PM do Interior, em Lins, entre os anos de 1999 e 2003.

No período, acumulou as funções de Comandante de Pelotão de Choque e da Vigilância Externa da Penitenciária de Getulina. Teve atuação no controle de distúrbios civis em recintos de exposição, festas agropecuárias, shows musicais, reintegrações de posse, rebeliões em penitenciárias, jogos em estádios de futebol, dentre outros eventos de grande aglomeração de pessoas.

Entre 2004 e 2007 atuou como Chefe de Operações do 44º Batalhão de Polícia Militar do Interior, onde também respondeu pelas ações de policiamento de choque.

Rogers ingressou na Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, no cargo de delegado de polícia, em 30 de março de 2007, tendo iniciado sua carreira no então Centro Integrado de Segurança e Cidadania de Cáceres (Cisc-Cáceres), onde exerceu as funções de delegado da polícia do Gefron e de coordenador do Cisc.

A partir de 2009, foi responsável pela repressão direta aos crimes de tráfico de drogas e homicídios, período em que mais de 600 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos de forma integrada e mais de 500 pessoas foram presas.

Em 2012 atuou na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na capacitação e especialização de profissionais de segurança pública de todos os estados, integrando as forças de segurança pública com outros órgãos afetos (Samu e Guarda Municipal) em um mesmo ambiente de aprendizado, o que proporcionou uma guinada na repressão aos crimes de homicídios e tráfico de drogas em várias unidades federativas. Desde 2012 é tutor, conteudista e revisor de cursos da Senasp ligados a atividades preventivas e repressivas de segurança pública, sendo palestrante e docente de cursos presenciais e a distância.

Também em 2012 foi lotado na Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, onde acumulou a função de coordenador do Núcleo de Inteligência e foi responsável pela investigação e deflagração de várias operações policiais, tendo permanecido naquela unidade até o final de 2014. Em janeiro de 2015 assumiu a presidência do Detran-MT. (Com assessoria)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta