"> FURDUNÇO CULTURAL por José Augusto Filho – CanalMT

FURDUNÇO CULTURAL por José Augusto Filho

Furdunço substantivo masculino que quer dizer baile popular, qualquer festa popular. E essa é a ideia da coluna, trazer a tona todos os eventos populares da cidade.

Se final de semana já é bom, final de semana com feriado é ótimo, reflexões a parte a cidade está cheio de coisas bem legais pra você fazer um furdunço na sua páscoa.

Autos da Paixão

*E um programa pra começar bem esse feriado de semana santa sem duvida nenhuma é o espetáculo AUTOS DA PAIXÃO, que vai até 27 de março no memorial Papa João Paulo II, mais de 270 atores em cena, cenografia que trás um pedacinho de Jerusalém pra Cuiabá e de quebra tem o ator Henri Casteli no papel de Jesus Cristo.  O espaço é aberto as 17:00 e a encenação acontece as 20:00. Programa pra toda família curtir junto e entrar no clima da páscoa.

Tia Nair

*Já o parque Tia Nair trás a FÁBRICA DE OVOS DE PÁSCOA, um rico cenário montado no parque onde coelhinhos ensinam como são fabricados os ovos de páscoa, a criançada e se encanta e os adultos também. A decoração fica até o dia 27 de março podendo ser visitada das 17:00 as 23:00, a praça de alimentação começa a funcionar as 16:00.

Parque

Boa Música

*Para os amantes da boa música acontece nesse final de semana a abertura da temporada 2016 da ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE MATO GROSSO. Os concertos que homenageiam o conjunto da obra de Milton Nascimento trazem entre seus convidados, instrumentistas que o acompanham em palco e que também possuem seu talento impressos em discos do compositor e cantor.  As apresentações ocorrem neste sábado (26) e domingo (27), às 20:00, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Águas de Março

*E pra fechar o verão acontece em Chapada dos Guimarães o projeto ÁGUAS DE MARÇO, que traz na programação diversas ações em tributo ao Dia Mundial da Água (22). O evento segue até sábado (26). O Águas de Março traz atividades educativas e culturais relacionadas ao tema, como shows, exposição e workshop.

Confira a programação:

Dia 24 (quinta-feira)
Workshop Planeta Água, com palestra da Profª Maria Auxiliadora Macieski, mestra em educação e saúde, na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, às 19h.

Dia 25 (sexta-feira)
Exposição fotográfica Água de Viver, por José Medeiros, na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães
Show com a cantora Ive (RJ) e Ana Rafaela (MT)
Orquestra, Coral e Balé Flauta Mágica

Dia 26 (sábado)
Espetáculo com Orquestra Sinfônica da UFMT e Guilherme Arantes

Todas as apresentações acontecerão na praça Dom Wunibaldo, a partir das 21h.

aguas

 Simplesmente Irigaray                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    *E ainda dá tempo de conferir a exposição IRIGARAY ARTE CIDADE, a Exposição Irigaray Arte Cidade revela a produção artística de um dos maiores expoentes das artesb plásticas mato-grossense, ao revisitar sua trajetória e apresentar obras inéditas. Participa ainda da mostra, um grupo de sete artistas que assim como Irigaray, propõem a interação entre a arte e a cidade, em suas mais variadas formas e linguagens.
Estes artistas são Babu Seteoito, Elias de Paula, Heitor Magno, Luís Segadas, Marcus Levy, Rai Reis e Renato Campello. A mostra segue até o dia 24 de abril, de terça a sexta-feira, das 8 às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.

*Para os apaixonados em história em quadrinhos no SESC Arsenal acontece CURSO HQ: TEORIA E PRÁTICA  – Laboratório da Palavra

  • O curso tem foco na experimentação de diferentes formas de se contar uma história, usando conversas, diálogos entre os alunos, jogos narrativos e o espaço ao redor, tanto do próprio Sesc como as imediações. O  objetivo é encontrar novas formas de entender histórias em quadrinhos, tirando do jogo narrativo a obrigação do traço educado, bem como a necessidade de linearidade e a busca por um estilo maduro. Com isto, aproximaremos os quadrinhos e a narrativa da vida das pessoas, redefinindo sua utilidade enquanto ferramenta de expressão livre.

Rafael Coutinho é editor, artista plástico e quadrinista. Nascido em São Paulo em 1980, se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Dono da Editora Narval, fundada por ele mesmo em 2010, publicou mais de vinte títulos. Como autor,  é conhecido pelos livros Cachalote (Quadrinhos na Cia – 2010), O Beijo Adolescente (ed. Cachalote) e As Aventuras do Barão de Munchausen (ilustrador, Cosac Naify – 2014).

29/03 a 01/04 – das 18h às 22h  |  02/04 – das 14h às 18h | Laboratório da Palavra | Gratuito

Inscrições: eparron@sescmatogrosso.com.br / jcsilva@sescmatogrosso.com.br  ou

pelos telefones 3616-6922 ou 3616-6903

Shopping VG

*Uma ótima dica pra criançada é a Páscoa no Várzea Grande Shopping,  a oficina do Coelhinho VG Shopping conta com a parceria do curso de Gastronomia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), e consiste em oficinas gratuitas para a produção dos ovos. Os “mini ajudantes” do Coelho da Páscoa serão crianças de seis a dez anos de idade, que irão aprender a rechear e a enfeitar os ovos de chocolate.

Oficina do Coelhinho VG Shopping – ‘Mini ajudantes do coelho da Páscoa’

Dias: 26 e 27 de março

Turmas: 15h30 – 16h30/ 16h30 – 17h30/ 17h30 – 18h30

Vagas limitadas: 20 crianças por turma, de 6 a 10 anos

Inscrições gratuitas: varzeagrandeshopping.com.br

 

Boa páscoa pra vocês.

 


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

1 votes, 5 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta