"> MT Hemocentro precisa com urgência de sangue Rh negativo – CanalMT
Gcom-MT

MT Hemocentro precisa com urgência de sangue Rh negativo

SES-MT

A direção do MT Hemocentro solicita a todos os doadores regulares e eventuais com fator sanguíneo RH negativo a procurarem uma das unidades de saúde, pois precisa manter o estoque para atender à demanda do feriado prolongado da Semana Santa. A preocupação é com a necessidade por transfusões nos hospitais públicos e serviços de urgência e emergência.

Em todo período de feriado prolongado as doações caem e para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros, a diretoria convida os doares à prática de um gesto solidário ao próximo, com destaque para as pessoas com fator RH negativo.

A psicóloga do MT Hemocentro, Elione Figueiredo de Arruda, comenta que a preocupação é com a falta de sangue fator RH negativo e com isso a unidade não consiga atender a demanda e o estoque fique cada vez mais baixo. “Para que isso não ocorra, estamos fazendo esse chamamento. Precisamos que os doadores RH negativo venham, porque existem uns períodos do ano em que a procura reduz bastante, estamos nesse período agora”, explicou.

Conforme a psicóloga, a unidade precisa de reabastecimento de sangue, pois há poucos doadores comparecendo. “Feriados prolongados, com junção de finais de semana, são os mais preocupantes. Muitas pessoas se excedem no trânsito, brigam, enfim acabam dando entrada no trauma. Na maioria dos casos necessitam de sangue”, exemplificou.

Condições para doar sangue

Segundo a Portaria 1353/2011 do Ministério da saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 69 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja ser doador.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Atendimento na Semana Santa

O atendimento ao público no MT-Hemocentro durante a Semana Santa segue até quinta-feira (24), das 07h às 18h45. Na sexta-feira (25) a unidade estará fechada retornando no sábado, das 07h às 18h45. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto em Cuiabá.

Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atenderá de segunda a quinta-feira, das 07h às 18h, retornando o horário normal na segunda-feira (28). As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem de esclarecimentos pode ligar para os telefones (65) 3321-4578 ou 3623-0044 – ramal 221.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta