"> Conab prevê 51 milhões de toneladas na safra em MT – CanalMT
Divulgação

Conab prevê 51 milhões de toneladas na safra em MT

Portal do Agronegócio

Os números foram divulgados, esta semana, na sexta estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apontou o aumento na área de produção, passando de 13,5 milhões de hectares para 13,6 milhões (+0,7%). Apesar disso, a produção por hectare sofreu recuo de 3,8 mil quilos para 3,7 mil.

Para soja, a Companhia projeta 27,9 milhões de toneladas, queda de 0,2% em relação às 28,1 milhões no último ciclo. Apesar disso a área de produção saltou de 8,9 milhões de hectares para 9,1 milhão. A produção por hectare no entanto, caiu de 3,1 mil quilos para 3 mil. “A Região Centro-Oeste, principal produtora da oleaginosa no país, confirmou o incremento de 3% em relação à safra passada. No Mato Grosso, maior produtor nacional, a maior incidência pluviométrica constatada, a partir de dezembro, certamente atenuou a crise, mas não reverteu a situação de algumas lavouras, havendo grande heterogeneidade de produtividade por hectare, não apenas entre municípios, como também em âmbito estadual. Trata-se realmente de um ano atípico, onde a janela de plantio foi prorrogada por conta da incomum estiagem, que perdurou até dezembro. Este fato interferiu no ciclo e no desenvolvimento da soja, contribuindo para o aparecimento de doenças, com relatos de incidência de mosca branca em vários municípios produtores.

Já para a produção de milho, a Conab estima 20,5 milhões de toneladas, queda de 0,8% em relação aos 20,7 milhões do ciclo anterior. A área de cultivo permaneceu em 3,4 milhões de hectares. Já a produção por hectare também caiu de 6 mil quilos para 5,9 mil. “Nesta temporada o clima ditará a magnitude da safra de milho segunda safra em todo o país, uma vez que o atraso no plantio da soja na Região Centro-Oeste já repercute na decisão de plantio do cereal. Em Mato Grosso, com a semeadura tardia da soja e o consequente atraso no plantio do milho segunda safra, toda a janela de desenvolvimento do milho poderá ser afetada, com o risco de que o período de estiagem se intensifique quando a lavoura ainda estiver necessitando de umidade para se desenvolver, prejudicando a produtividade”, consta.

Os números da produção brasileira de grãos da safra 2015/16, apontam um volume de 210,3 milhões de toneladas. A estimativa a 1,3% ou a 2,6 milhões de toneladas a mais em relação à safra 2014/15, que foi de 207,7 milhões.

 


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta