A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoveu, nesta sexta-feira (6.2), uma visita dos secretários municipais de Saúde de Mato Grosso ao Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá. Os gestores aproveitaram a participação na 1ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), evento que ocorre mensalmente. Os diretores de alguns dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) também participaram da comitiva.
“O Governo do Estado construiu um dos melhores e mais modernos hospitais públicos do país. Por termos em Cuiabá a maioria dos secretários municipais de saúde, aproveitamos para levá-los ao Hospital Central, para que pudessem ver o tamanho da dedicação que o Governo de Mato Grosso empenhou para conceber essa estrutura”, explicou o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Felipe, destacou que os secretários ficaram impactados com a grandiosidade da obra e o investimento do Governo.
“O que nós estamos vendo aqui é algo extraordinário, é coisa realmente de primeiro mundo e, para quem já viajou bastante, dá a impressão de que não estamos no Brasil. Eu vejo que é uma obra de uma magnitude imensa e pensando no que isso aqui vai proporcionar à população do Estado de Mato Grosso”, afirmou.
Para a servidora pública de carreira e diretora do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Sandra Guimarães, a construção do hospital é um divisor de águas para a saúde pública de Mato Grosso.
“Estou até emocionada com tudo que eu vi aqui, porque as pessoas têm aquela concepção que pelo SUS [Sistema Único de Saúde] tem que ser tudo de qualquer jeito, não tem que ter nada bem feito, e muito pelo contrário. Aqui está a prova de que quando o gestor quer fazer, há uma gestão de qualidade, mostra para a população que tem como fazer”, avaliou.
“Hoje, quando a gente entra num hospital desse, sabendo que é totalmente SUS, é muito surpreendente. Mato Grosso tem um hospital com essa plenitude, com essa estrutura, essa arquitetura toda, e esse atendimento que vai ter para o povo de Mato Grosso”, acrescentou.
A secretária municipal de saúde de Nova Canaã do Norte, Gislaine Silva, considerou a estrutura excepcional. “Aqui a gente já se depara com uma grandeza. E aí é um momento que você vai decorrendo a cada andar, você vai encontrando cada coisa mais maravilhosa. É muito emocionante poder compartilhar dessa estrutura com todos, porque Mato Grosso nunca viu, nem na área particular”, concluiu.



