Os ganhadores vencedores da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras embarcam nesta sexta-feira (31), para Barcelona, na Espanha, para participarem do Smart City Expo World Congress, o maior evento global sobre cidades inteligentes, inovação e sustentabilidade urbana. O prêmio foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que agora leva os primeiros colocados para uma imersão internacional.
Os primeiros colocados de cada categoria do Prêmio foram contemplados para vivenciar o ecossistema tecnológico internacional, sendo eles: o município de Barão do Melgaço (Categoria A – até 10 mil hab.); Araputanga (Categoria B – 10.001 a 25.000 hab.); Água Boa (Categoria C – 25.001 a 50.000 hab.); e Nova Mutum (Categoria D – mais de 50 mil hab.).
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec, a participação de representantes mato-grossenses no evento mundial representa um impacto importante para o ecossistema tecnológico do Estado.
“Uma missão da Seciteci está a caminho de Barcelona para levar quatro prefeitos vencedores que vão representar o Brasil no evento Smart City Week Barcelona, na Espanha. Lá se encontrarão todos os prefeitos e prefeitas que investem em Smart City. Nossa presença é um marco importante para o ecossistema tecnológico e de inovação, representando o impacto dessa premiação inédita em Mato Grosso”, destacou o secretário.
Além da imersão, os vencedores da 2ª edição do Cidades Inovadoras receberão uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, para inserção de um pesquisador consultor técnico no município por até 12 meses.
Durante a ida do secretário Allan Kardec para Barcelona, o Secretário Adjunto de Administração Sistêmica, Anderson Rodrigo do Nascimento Silva, assume a chefia da Seciteci pelo período de 10 dias.
Cidades Inovadoras
O prêmio Cidades Inovadoras é promovido pela Seciteci, em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat). O objetivo é reconhecer projetos inovadores que promovam soluções sustentáveis e de impacto social.
Fonte: Beatriz Passos | Seciteci



