A edição da Operação Lei Seca realizada na noite desta quarta-feira (30.4), em Várzea Grande, resultou na prisão de 11 condutores. A fiscalização ocorreu na Avenida da FEB, no bairro da Manga.
Dez dos condutores presos foram autuados por embriaguez ao volante, e uma por favorecimento pessoal. Das dez prisões por embriaguez, seis foram exclusivamente por dirigir alcoolizado. Outras quatro pessoas também receberam agravantes, como conduzir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), permitir que pessoa não habilitada dirigisse e porte de entorpecentes. Um dos detidos era foragido da Justiça por violência doméstica e teve o mandado de prisão cumprido durante a operação.
Ao todo, foram lavrados 82 multas de trânsito, sendo 25 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 19 por dirigir sob efeito de álcool, 14 por conduzir sem CNH, nove por recusa ao teste do bafômetro, e 15 por outras infrações diversas.
Durante a operação, 145 veículos foram abordados e 147 testes de alcoolemia realizados. A diferença se deve ao fato de que, ao trocar de condutor, o novo motorista também deve passar pelo teste para descartar o consumo de bebida alcoólica. Ao final, 35 veículos foram removidos, sendo 26 carros e 9 motocicletas.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nesta edição, foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT), da Polícia Penal, do Sistema Socioeducativo e da Guarda Municipal de Várzea Grande.
Fonte: Fabiana Mendes | Sesp-MT