O candidato da terceira via da Turquia declarou nesta segunda-feira (22) apoio ao atual presidente, Recep Tayyip Erdogan para o segundo turno das eleições que acontecem neste domingo em todo o país.
Sinan Ogan, um nacionalista linha-dura que era pouco conhecido entre o público em geral antes da campanha, ganhou 5,2% de apoio na eleição presidencial inicial em 14 de maio, levando alguns analistas a acreditar que seu apoio será o diferencial para qualquer um dos candidatos no segundo turno.
“Declaro que apoiaremos o candidato da Aliança do Povo, Sr. Recep Tayyip Erdogan, no segundo turno”, disse Ogan em entrevista coletiva em Ancara, acrescentando que sua campanha tornou os nacionalistas turcos “jogadores-chave” na política.
A Nation Alliance de Kilicdaroglu “falhou em nos convencer sobre o futuro”, e a decisão de apoiar Erdogan foi baseada no princípio de “luta ininterrupta (contra) o terrorismo”, disse ele.
No primeiro turno das eleições, Erdogan alcançou 49,5% dos votos, e Kilicdaroglu chegou a 44,9.
Em entrevista à Reuters na última semana, Ogan disse que seu objetivo era remover dois partidos principalmente curdos da “equação política” da Turquia e fortalecer os nacionalistas e secularistas turcos.
O partido pró-curdo HDP endossou Kilicdaroglu, enquanto o curdo-islâmico Huda-Par apoia Erdogan.
Fonte: G1