Vivemos em um país politizado, por conseguinte temos consciência dos nossos direitos e deveres políticos; cívico e por aí vai.
A política é a atividade da governança, do Estado e das relações de poder, é também, a arte de negociação para compatibilizar interesses.
Portanto, a política está arraigada em nossas vidas; até mesmo os céticos, em dado momento sentem necessidade da política em suas vidas, na maioria das vezes, buscando nela, melhoria na qualidade de vida e bem estar; condição Sine qua non para nossa sobrevivência.
Com a proximidade do dia 2 de outubro, momento em que acontecerá a eleição mais importante do nosso país; que vai de: deputado estadual à presidente dá República Federativa do Brasil.
Nesse momento, o acirramento na disputa dos votos vem se tronando uma constante.
O termômetro para mensurar o desempenho de cada candidato passa necessariamente, pelo tipo de pesquisa.
Principalmente quando se trata de pesquisa espontânea, na qual, uma pergunta é feita ao entrevistado e não é dada, nenhuma alternativa para resposta.
Pontuar, e pontuar bem em uma pesquisa na modalidade espontânea, é algo de suma importância, não apenas pelo percentual adquirido, e sim, pela intenção de voto do eleitor; que traz em suas mentes em qual candidato irá votar, pronunciando o nome do seu candidato de bate-pronto.
Recentemente foi divulgada uma pesquisa eleitoral Percent, realizada de 17 a 19 de setembro, o levantamento aplicou 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso, tendo como premissa básica algumas variáveis como: renda, sexo, idade e escolaridade.
A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob os números MT-01749/2022 e BR-07048/2022.
O resultado final, não ficou distante do resultado apresentado nas pesquisas anteriores, ou seja, a campeã em intenção de votos ficou por conta da vice-presidente da AL-MT, Janaina Riva (MDB), que obteve 5,1%.
O atual presidente da Casa de Leis (AL-MT), Eduardo Botelho (União Brasil), cravou 3,5% da preferência popular, o que lhe assegurou o segundo lugar.
O terceiro lugar; nas primeiras pesquisas surgiu como grata surpresa, por se tratar de um emergente oriundo de um bairro periférico da capital, Altos da Serra.
Com parcos recursos, em sua trajetória de vida, sofreu muito em prol do seu bairro; acreditando sempre, que poderia asfaltá-lo, dotá-lo de infraestrutura e por aí vai.
Dessa forma concorreu a vários cargos eletivos, até chegar à condição de deputado estadual, mais atuante desta 19ª legislatura, atuando in loco em quase todos os 141 municípios, fazendo valer o seu papel de parlamentar atuante e intenso em suas posições, se tornando o contraponto desta legislatura.
Reporto-me ao deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) municipalista por excelência, obteve nessa última pesquisa espontânea 3,1% das intenções de votos, ficando à frente de muitos apropriados do capital.
Em suas redes sociais, ele, tem enaltecido sempre, com carinho e apreço o companheirismo e dedicação da sua valorosa equipe de trabalho, desde o mais humilde até o mais graduado, pessoas estas, que o acompanham há anos.
Como ele sempre diz, “ninguém chega a lugar algum sozinho”, esta têm sido, sua frase recorrente.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo