O dia dos pais é uma data de vital importância em nossas vidas, pois é ele um dos responsáveis, pelas nossas existências.
O dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto; porém o primeiro dia dos pais no Brasil foi comemorado no dia 14 de agosto, a mesma data em que se comemora o aniversário de São Joaquim.
O mesmo foi considerado o patriarca da família, a data do dia dos pais é festejada desde 1953.
A missão de um pai não é fácil, principalmente quando se tem uma prole considerável, aí as dificuldades tendem a aumentar, pois um filho necessita de uma série de elementos para sobreviver, não apenas materiais, como também de: ensinamentos, educação cognitiva, educação moral e cívica, patriotismo, honestidade, retidão de caráter e por aí vai, para formarmos cidadãos de bem, conscientes e patriotas.
Sei, que serei duramente criticado por alguns e compreendido por outros, porém jamais poderia me furtar em opinar e, parabenizar nesta data tão importante em que se comemora o dia dos pais.
Um pai, que para mim representa o símbolo de: virtude, honestidade, retidão de caráter, postura, princípios éticos, morais e religiosos, amor à pátria e por aí vai.
Reporto-me ao presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, o 38º presidente da República eleito democraticamente, em 2018.
Sua trajetória política, se confunde com a sua vida de cidadão brasileiro; 34 anos de vida pública, iniciando como vereador em 1989 e deputado Federal por vários mandatos consecutivos, até chegar à presidência do Brasil em 2018 com 57,8 milhões de votos, correspondendo a 55,13% dos votos válidos.
Se fossemos elencar todos os feitos memoráveis protagonizados pelo seu Governo, este, não seria um artigo e, sim um livro com inúmeras páginas; porém, irei reportar-me a um fato que marcou substancialmente a sua trajetória política.
Vamos voltar ao passado aos idos dos anos 90, momento em que a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro deu 42 Opalas novos de luxo, para os vereadores dessa legislatura.
Adivinhem vocês, qual foi o único vereador a recusar esse presente; sim, foi ele mesmo, o vereador Jair Messias Bolsonaro, por entender ser desnecessário utilizar um carro pago com dinheiro público, para favorecer parlamentares.
Voltando ao século XXI; no governo Bolsonaro; o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas se destacou, o mesmo registrou 108 obras públicas entregues em 2021.
Ao longo do ano, foram pavimentados, duplicados ou recuperados 2.050 quilômetros (Km) de rodovias e 22 aeroportos da Infraero foram arrematados em leilões, gerando uma previsão de R$ 6,1 bilhões em investimentos privados.
Existem pessoas, que de forma torpe tentam imputar ao Bolsonaro pechas, que não tem nenhuma fundamentação com relação ao cargo que hora ocupa, o de Presidente da República.
Eles o chamam de não afável, que é ríspido e grosseiros em suas colocações, que suas falas são duras e dirigidas, que não tem papas na língua e por aí vai, porém o mesmo traz arraigado em sim alguns valores, que poucos políticos brasileiros conseguem aglutinar, valores estes, imprescindíveis para Nação.
Que são: Pátria, Família e Religião, precípuas básicas para o bom direcionamento de um país, vou mais além traz consigo um bordão conhecido no mundo inteiro “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, essa frase resume por si só, o seu sentimento patriota.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo