"> Turquia diz a membros da Otan que não aprovará entrada de Finlândia e Suécia – CanalMT
Reprodução/Internet

Turquia diz a membros da Otan que não aprovará entrada de Finlândia e Suécia

Turquia já comunicou aos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que vai vetar a entrada da Finlândia e da Suécia na aliança militar, informou nesta nesta quinta-feira (19) o presidente turco, Tayip Erdogan.

“Nós continuaremos com a nossa política de forma determinante. Nós comunicados aos aliados que diremos não para a candidatura da Finlândia e a Suécia”, afirmou Erdogan, em um vídeo divulgado em suas redes sociais.

 

No fim de semana, Finlândia e Suécia protocolaram o pedido formal para ingressar no bloco, uma possibilidade que haviam começado a considerar após a invasão da Rússia à Ucrânia.

A posição da Turquia complica as novas adesões, que outros mebros da aliança como Estados Unidos e Alemanha apoiam. Isso porque a entrada de um novo membro da Otan precisa da aprovação unânime dos integrantes do grupo.

Já o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, tentou nesta quinta-feira (19) amenizar a situação. Em Copenhague, onde se reuniu com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse que não é incomum que os membros da aliança discordarem e que um diálogo já foi aberto com membros do governo turco.

 

Stoltenberg afirmou ainda que a organização está considerando as preocupações que a Turquia expressou sobre as novas entradas e que um diálogo foi aberto.

Turquia exige que a Finlândia e a Suécia repatriem cidadãos turcos considerados terroristas pelo governo turco. Ancara acusa os dois países nórdicos de terem dado refúgio a membros do PKK, o partido que Erdogan diz ser terrorista.

“A Otan é uma aliança de segurança e não podemos aceitar que terroristas estejam nela”, declarou Erdogan.

Fonte: Por g1


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta