"> BNDES e as concessões de parques nacionais – CanalMT

BNDES e as concessões de parques nacionais

E assim, após frutíferas temporadas de concessões de Rodovias, Ferrovias, Aeroportos, Saneamento … O Brasil entrará em uma nova fase de concessões voltadas ao setor ambiental, buscando meios sustentáveis de preservar a vida e dinamizar a economia verde nos ecossistemas do país.

Como se vê agora, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) inicia modelagem de projetos para licitação de Parque e Florestas em todo território nacional.

Nesse sentido, o Brasil deverá entregar dez unidades de conservação, parque e florestas para administração da iniciativa privada, com a nova temporada de leilões ambientais, isto é, sem dúvida importante para a sustentabilidade ambiental.

Se bem elaborados e será estes projetos surtirão efeitos extraordinários para viabilidade da preservação e conservação da vida no país, assegurando sustentabilidade ambiental na administração destas unidades espalhada país afora.

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Social, este potencial fica ainda maior quando inclui áreas de Parques e Florestas Naturais de Estados e Municípios, alguns são viáveis economicamente, outros poderiam se tornar ferramentas interessantes na busca de empresas por maior sustentabilidade.

Por se tratar de um setor novo e com atrativos menores comparados a Rodovias e Aeroportos por exemplo, todo o sistema e as tecnologias precisam ser desenvolvidos. Ademais, segundo especialistas da área, será importante criar escala e montar uma carteira consistente de projetos para expandir uma indústria que no Brasil ainda se encontra engatinhando.

Isso significa criar uma carteira de projetos interessantes para atrair investidores. Outra preocupação é criar uma modelagem que traga benefícios para o entorno dos parques e florestas. Ou seja, definir exigências que promovam a interação com a população e melhorias nas comunidades locais e regionais.

O mercado de unidades de conservação no Brasil é muito pequeno e pode desenvolver bastante se usarmos em países como Estado Unidos, Canadá, África do Sul, onde por exemplo essa indústria movimenta muita gente e recursos financeiros fantásticos.

No Brasil, belezas naturais como os Lençóis Maranhenses, por exemplo, subutilizado e praticamente isolado do país poderia estar gerando riquezas incalculáveis para o povo maranhense e ao mesmo tempo preservando a vida naquele extraordinário ambiente.

Para o diretor do BNDS, se bem feitas, essas concessões podem ser uma importante ferramenta para as empresas na prática se tornarem autossuficiente ambiental e financeiramente trazendo lazer e divisas para o país. Atuando como atrativos convidativos aos turistas, como fazem em muitos países mundo afora.

ROMILDO GONÇALVES é biólogo, professor e pesquisador em Ciências Naturais da UFMT.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta