"> Tabuleiro político – CanalMT
Licio Antonio Malheiros

Tabuleiro político

O engendramento de políticas públicas;  fatores determinantes para construção de uma nova sociabilidade: as políticas de ações  afirmativas e suas influências,  no contexto sócio econômico.

Com a proximidade das eleições e  mudanças ocorridas, como uniformização do horário de votação e as federações partidárias; primeiro turno das eleições acontecerá em 2 de outubro.

O ano já começou com algumas regras do calendário em vigor: desde 1º de janeiro, pesquisas de opinião devem  ser  registradas em um sistema do TSE. Além disso, já há limites impostos à distribuição de bens e benefícios pela  administração pública; à realização de ações sociais por entidades nominalmente vinculadas a candidatas e candidatos e ao gasto público com publicidade.

O dinamismo e velocidade ocorridos nos partidos políticos permitem às projeções e aspirações a cargos eletivos, tanto na proporcional como na majoritária.

As redes sociais nos permitem visualizar e acompanhar a trajetória política de muitos parlamentares nas diferentes esferas. Estes parlamentares vêm  sobressaindo dos demais, através de ações  propositivas,  projetos exequíveis e coerência em suas colocações.

Assistindo a uma entrevista em um canal televisivo da capital, com o vereador por Cuiabá Sargento Joelson (SD), o mesmo, abordou temas de relevância como: a troca de nomenclatura de Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI); os profissionais da educação querem ser reconhecidos como professores, uma vez que, em sua totalidade os mesmos apresentam nível superior.

Outro ponto elencado por ele, diz respeito à questão da regularização fundiária em Cuiabá. Ele usou como parâmetro, a Regularização Fundiária Urbana (REURB) é o procedimento por  meio do qual, se garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados nas áreas urbanas, através da Lei Federal 11.977/2009 é classificada em regularização social e interesse social e interesse especifico.

O terceiro tema abordado por ele foi à confirmação da sua pré-candidatura a deputado federal, porém o mesmo expõe a implicação das mudanças eleitorais e diz “a mudança eleitoral ocorrida está prejudicando muito a formação de chapas. No modelo antigo, uma chapa para deputado federal poderia ter 16 candidatos de vários partidos; agora, cada partido terá que lançar sua própria chapa com 9 candidatos apenas, já temos dois a três pré-candidatos já confirmados, temos 68 vereadores e 8 prefeitos, esperamos até o final de março limite para formação de chapa”.

O importante nesse processo, que ocorra uma oxigenação dos eleitos, com pessoas mais jovens e voltadas a atender os interesses e necessidades das populações mais carentes; uma vez que, infelizmente em nosso país o coronelismo impera.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta