Brasil, país com dimensões territoriais continentais, detentor de uma das maiores riquezas naturais do planeta, possui uma população ordeira e trabalhadora.
Agora, quando o assunto é patriotismo, “Sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção á pátria aos seus símbolos e ao seu povo”.
Nesse quesito, muitos deixam a desejar, falo isso, sem usar o viés político partidário, porém alguns partidos, infelizmente vilipendiam, agridem e ridicularizam um dos maiores símbolos, da nossa pátria amada Brasil, a nossa bandeira, pois ela é o símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países.
Foi preciso que o piloto Inglês Lewis Hamilton, após largar da 10ª posição, fruto de duas punições sofridas, Hamilton se recuperou, galgou posições no início da corrida e superou o rival Max Verstappen nas voltas finais para vencer no Brasil e reduzir a distância na classificação do campeonato.
Falar da competência de Hamilton como piloto, seria chover no molhado, agora; quando em pleno Interlagos ao sair do carro, o mesmo sobe no guard-rail e saúda o público com uma bandeira brasileira nas mãos é algo memorável.
Cena comum em tempos passados, praticados corriqueiramente por Ayrton Senna do Brasil, quando o mesmo vencia uma corrida, e fazia questão de empunhar a bandeira brasileira, dando exemplo claro de patriotismo. A nossa bandeira é verde e amarela e não vermelha.
Hoje 19 de novembro, é o dia da Bandeira, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo