"> Rankings de rádio em 2020 têm pop-rock ‘parado no tempo’ e hits sertanejos diferentes da web – CanalMT

Rankings de rádio em 2020 têm pop-rock ‘parado no tempo’ e hits sertanejos diferentes da web

A empresa de monitoramento Crowley divulgou nessa segunda-feira (11) os rankings divididos por estilo com as músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2020.

O relatório mostra que a programação de pop-rock teve poucos hits novos, enquanto vários sucessos antigos de bandas como Coldplay, Charlie Brown Jr., U2 e Skank se destacaram na lista de 2020.

Há alguns nomes novos, como o Lagum, e singles recentes, como “A voz do coração”, do Jota Quest e Rael, mas grande parte dos rankings é do repertório de “flashback” das emissoras.

“Torn” de Natalie Imbruglia, por exemplo, foi lançada em 1997. “Primeiros erros” do Capital Inicial (2000), não entrou no top 10, mas ficou em 11º na lista nacional.

Outros estilos menos populares, como a MPB, também têm hits de “flashback” no top 10 anual, como a MPB, com Vanessa da Mata, Tribalistas e Seu Jorge.

O mesmo não acontece no estilo mais tocado, o sertanejo, que produz só sucessos novos na lista anual das rádios.

Rádios x streaming

Nos gêneros mais tocados, especialmente o sertanejo, há vários sucessos discrepantes do ranking de streaming.

A música mais tocada nas rádios brasileiras em 2020, “Com ou sem mim”, de Gustavo Mioto, foi apenas a 25ª mais tocada no Spotify, principal plataforma de streaming pago, por exemplo.

A Crowley já tinha divulgado o ranking geral de músicas, dominado pelo sertanejo.

Motivos da diferença

 

Os hits de funk nas rádios são ainda mais diferentes dos mais ouvidos na internet. E a audição deste gênero nas emissoras é muito menor do que em streaming.

O público menos jovem das rádios, as letras mais “familiares” do sertanejo e os acordos comerciais com rádios foram apontados por especialistas na reportagem como motivos desta diferença.

O monitoramento da Crowley considera cerca de 350 emissoras de rádio em 14 cidades do Brasil.

Fonte: G1


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta