"> Cuiabá registra aglomeração em bares lojas e até “festa rave” – CanalMT
Reprodução

Cuiabá registra aglomeração em bares lojas e até “festa rave”

Da Redação

O primeiro fim de semana de funcionamento do comércio e atividades não essenciais foi marcado por aglomeração e desrespeito às regras de distanciamento contra a Covid-19 em Mato Grosso. Os empreendimentos foram autorizados a reabrir as portas através de um decreto estadual assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na última sexta-feira (24).

O comportamento inadequado foi destaque na edição do Jornal Hoje desta segunda-feira (27).  Imagens exibidas em rede nacional pela TV Globo expôs dezenas de pessoas desrespeitaram o distanciamento mínimo e o uso da máscara, que é obrigatória por lei em todo o Estado.

No centro da Capital, diversas pessoas acordaram cedo para aproveitar a reabertura de lojas que estavam fechadas há um mês por decisão do juiz José Luiz Lindote, da Vara de Saúde Pública de Mato Grosso. A ansiedade de alguns consumidores provocou focos de aglomeração nas ruas, pontos de ônibus e no transporte coletivo que circularam superlotados.

Já no domingo (26), vários banhistas se aglomeraram no complexo de restaurantes e bares nas margens do lago do Manso (99 quilômetros da capital). O local se tornou o “point” favorito de muitas pessoas para fugir do calor da capital. Também encontraram no lago uma alternativa para descumprir o isolamento social, já que a fiscalização na região é menor.

Imagens publicadas no Instagram flagraram um grupo de pelo menos 20 pessoas curtindo uma festa nas lanchas de luxo, como se não estivessem numa pandemia. Enquanto o DJ tocava, homens e mulheres ostentam a aglomeração bebendo e dançando no barco.

Em outro vídeo é possível ver pessoas circulando as margens do lago, todos muito próximos um dos outros, sem o uso de máscara.

REGULAMENTAÇÃO
Nesta segunda-feira (27), a prefeitura de Cuiabá informou que as regras e horários de funcionamento de cada segmento serão regulamentas através de um novo decreto. Segundo a assessoria, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) está se reunindo com segmentos econômicos para discutir a melhor forma de fazer as adequações.

Em relação aos flagrantes, a Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel) também se manifestou por meio de nota. Afirmou que é dever do Estado e município fiscalizar e punir as irregularidades. A associação defendeu ainda que é impossível punir todo o setor com base no comportamento descompromissado de alguns empresários irresponsáveis.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta