"> Programa de regularização beneficiará 80 mil famílias em MT – CanalMT
Reprodução/Internet

Programa de regularização beneficiará 80 mil famílias em MT

Da Redação

Uma equipe do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), se reuniu com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para finalizar as tratativas para assinatura de um Termo de Cooperação Técnica em que as partes deverão realizar ações para concluir a regularização fundiária por meio do Programa Terrra a Limpo. A reunião aconteceu na última quinta-feira (1º), na sede do órgão federal.

Na prática, o Termo de Cooperação irá formalizar a concessão de atribuições ao Incra, dentro do plano de trabalho e de metas do programa, que tem como objetivo atingir mais de 80 mil famílias com ações de regularização fundiária rural com o financiamento do Fundo da Amazônia.

Ações como a implantação do sistema de gestão fundiária, a contratação do serviço de georreferenciamento, deverão ser realizados em conjunto entre os órgãos. A cooperação será assinada pela Superintendência Regional do Incra, Incra nacional, Intermat, e Casa Civil.

“O Programa está em fase de licitar tecnologia da informação, equipamentos, transporte, a concessão de diárias, entre outros itens que viabilizem o trabalho dos técnicos no projeto. E vamos materializar a concessão desses bens e serviços ao Incra após assinatura do Termo de Cooperação Técnica”, explica o coordenador do Programa Terra a Limpo, Benedito Nery Guarim Strobel.

Participaram da reunião o deputado federal Nelson Barbudo, o superintendente do Incra, Ivanildo Teixeira Thomaz, o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, e técnicos dos órgãos envolvidos.

Terra a Limpo

Com recursos na ordem de R$ 70 milhões do Fundo da Amazônia, o programa foi instituído pelo Decreto nº 1.560, de 29 de junho de 2018, com o objetivo central de promover a resolução de conflitos e a segurança jurídica pela posse da terra, beneficiando famílias de agricultores de 87 municípios. A coordenação Central do Programa é de responsabilidade da Casa Civil, e a implementação da política fundiária no estado, do Intermat.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta