O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Justino Malheiros (PV), admitiu ter sido um “garoto de recados” do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O parlamentar anunciou nesta semana que adotará uma postura de independência em relação a gestão municipal.
Após 16 meses, Justino adotará uma nova estratégia no comando do parlamento. “O que fiz foi algo de foro pessoal e continuamos trabalhando por Cuiabá. Tudo o que precisarmos fazer pelo município, pela prefeitura, continuará sendo feito, mas de uma forma mais independente, sem sermos garoto de recado do prefeito”, afirmou em entrevista ao programa Resumo do Dia (TBO).
Justino afirma que não tem nada contra Emanuel ou sua gestão. Porém, colocou que fará uma “defesa institucional” da Câmara e de seus membros. “É mais para a independência da Câmara. Tenho carinho, admiração pelo prefeito Emanuel Pinheiro, mas temos que agir às vezes de forma mais rígida, mas não significa nenhum tipo de rompimento com o prefeito”, garante.
O parlamentar descartou ainda que o posicionamento de independência não tem relação com a próxima eleição da Mesa Diretora da Câmara. Nos bastidores, a informação é de que o rompimento ocorreu porque vereador não recebeu apoio do prefeito para alterar o Regimento Interno da Câmara para poder disputar a reeleição do município. “Não tem nada a ver com eleição. A população de Cuiabá pode ficar tranquila que eu jamais faria isso com tom de ameaça. Se a prefeitura precisar do vereador Justino Malheiros, no momento certo estarei ao lado do prefeito, mas é lógico que a partir desse momento em uma condição mais independente”, finaliza.
As eleições para a Mesa Diretora da Câmara ocorrem em setembro deste ano. A base do prefeito possui outros pré-candidatos para comandar o legislativo. São eles: Renivaldo Nascimento (PSDB), Lilo Pinheiro (PRP) e Misael Galvão (PSB).