O senador José Aparecido dos Santos, o Cidinho Santos (PR), será interrogado no dia 19 de abril em ação penal
Por desvio de rendas públicas. A oitiva ocorrerá no Supremo Tribunal Federal (STF), concretizando determinação do ministro Edson Fachin.
A ação penal foi instaurada no primeiro grau de jurisdição contra Cidinho Santos, ex-prefeito de Nova Marilândia, e mais dois acusados. De acordo com a denúncia, o senador, durante seu mandato à frente da chefia do Executivo local, teria desviado rendas públicas de convênios firmados com a União mediante pagamento antecipado de obras não realizadas.
As condutas foram enquadradas como crime de responsabilidade de prefeito consistente na apropriação ou desvio de rendas públicas e fraude a licitação. Com a eleição de Cidinhos Santos para o Senado Federal, o feito foi remetido ao STF, devido ao foro por prerrogativa de função. No Supremo, foi declarada a absolvição sumária quanto ao crime de fraude a licitação.
O depoimento de Cidinho estava agendado para o dia 16 de março. O senador, porém explicou que estaria em compromisso representando o Congresso Nacional. A nova data foi oferecida respeitando a prerrogativa de foro do político.