Os servidores do SUS (Sistema Único de Saúde) de Mato Grosso estão convocados para manifestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 10, mais conhecida como PEC do Teto de Gastos. A manifestação será realizada em frente à Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 03 de outubro, às 16h00 e na quarta-feira (04), em período integral com início às 9h.
Servidores públicos de várias categorias do Estado realizam nesta terça-feira, a partir das 16 horas, uma manifestação contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Teto de Gastos em Mato Grosso. O ato ocorre em frente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a expectativa de que os funcionários protestem ainda na sessão vespertina de amanhã.
A manifestação também será realizada na quarta-feira em dois períodos. A realização do manifesto faz parte das ações aprovadas pelo Fórum Sindical.
Os sindicalistas estiveram reunidos na manhã de hoje (02) com os deputados de oposição ao Governo Pedro Taques. O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e Meio Ambiente, Oscarlino Alves, participou da reunião e afirma que o movimento é legitimo e necessita de adesão total.
Ele destacou que a votação da PEC que prevê o congelamento dos gastos públicos deve ocorrer nesta semana. “É primordial que todos os servidores do Poder Executivo estejam mobilizados e atentos, visto que a PEC prejudica serviços essenciais à população como Saúde, Educação e Segurança Pública, trazendo mais caos ao nosso Estado”, relata o sindicalista.
Entre os itens que causam “temor”, está a possibilidade do congelamento de salários dos servidores públicos. O Governo alega que a RGA (Revisão Geral Anual) e as progressões de carreira não correm risco.