Durante entrevista a uma rádio na Capital, na manhã desta terça-feira (26), o senador José Medeiros, afirmou que o Podemos (PODE) já possui nomes cotados para cargos majoritários nas próximas eleições. E, também, declarou que a sigla está se estruturando no país inteiro.
De acordo com senador, em nível nacional, a sigla já lançou a pré-candidatura de Álvaro Dias para presidente. Nome que, para ele, reflete as características que a sociedade brasileira procura no meio político.
“Dias possui vasta experiência na condução das questões pública. Foi governador e senador, além disso, possui sua ficha em branco. E, nesse momento, é isso que a população brasileira está buscando. Sinto que a sociedade quer alguém experiente e alguém que não esteja simplesmente jogando com a galera”, afirmou o senador ao defender as boas qualidades do candidato.
Segundo senador, por causa da mudança de posicionamento da sociedade o Podemos está se estruturando em todo o país, com um movimento de pessoas que querem um rumo para o Brasil.
“Sentimos que nesse momento o que população brasileira está precisando é de alguém que dê um rumo para país, que a gente saiba para onde o Brasil está caminhando. Nessa linha estamos construindo o partido no Estado e, por isso, trazendo pessoas que querem se candidatar. Então estamos fazendo chapas de deputados e tal”, declarou Medeiros.
Na última semana, o empresário Junior Macagnam – mais conhecido como Junior Vitamina – se filiou ao PODE, na ocasião, ele elogiou a proposta de inovar a política brasileira, e também as diretrizes duras para quem pretende se filiar a ela. Dentre as exigências estão que seus correligionários sejam contra dinheiro público em campanha e contra o fundo partidário.
Já para disputar um cargo eletivo, o filiado precisa passar por uma sabatina dentro do partido. Um processo – que é um verdadeiro pente fino – que reúne quatro etapas. Além disso, as regras contidas no estatuto da sigla só permitem uma reeleição para um cargo. e ainda não podem ter nenhum pendência judicial.
Mesmo com todas essas regras, o senador afirmou, na entrevista, que o partido fez convites aos dissidentes do PSB. No entanto, a mudança pode não acontecer já que a própria sigla criou inúmeras regras, nas quais alguns possivelmente não deverão se adequar. Dentre eles estaria o deputado federal socialista, Adilton Sachetti, de acordo com levantamento da Folha e São Paulo no final do ano passado e veiculado no Site Transparência Brasil.
Além de Sachetti, outros deputados com pendências jurídicas são Carlos Bezerra (PMDB), Nilson Leitão (PSDB), Ezequiel Fonseca (PP). Além do senador Cidinho Santos, que assumiu o lugar do ministro Blairo Maggi(PP).
Questionado sobre possíveis nomes para concorrer a cargos majoritários no próximo ano, Medeiros declarou que seu nome já é cotado para o senado. “O sonho de consumo do Álvaro Dias seria a candidatura do ex-senador Antero Paes de Barros ao governo. E, surgiram depois possibilidades de outros nomes como a do Mauro Mendes e Adilton Sachetti que são nomes que poderiam puxar uma majoritária – se mudarem para o PODE-“, esclareceu.