O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) nomeou a advogada Fernanda Oliveira da Costa para atuar no cargo em comissão de Direção e Assessoramento Superior, nível assessor estratégico DAS 02, na Secretaria Municipal Extraordinária Cuiabá 300 Anos. O nível DAS 02 significa que está abaixo somente do titular da pasta, Júnior Leite.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira (4) com efeito retroativo ao dia 28 de agosto.
Fernanda Oliveira da Costa é noiva do vereador Chico 2000 (PR), que na semana passada fez um efusivo discurso em prol do prefeito, que era alvo de um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposta quebra de decoro pelo fato de ter sido gravado enchendo os bolsos de dinheiro que, conforme o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) delatou, tratava-se de propina, um “mensalinho” em troca de apoio parlamentar para garantir sua governabilidade à época, quando Emanuel ainda era deputado estadual.
Em julho do ano passado, quando já era noiva de Chico 2000, Fernanda Oliveira atuou na Câmara Municipal como secretária de Cultura, mas foi exonerada após ser alvo de notícias veiculadas na imprensa local, que apontavam para a prática de nepotismo.
À época, o fato gerou até mesmo um inquérito civil público aberto pelo promotor de Justiça Clóvis de Almeida Júnior, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público.
O vereador Chico 2000 disse que não é mais noivo de Fernanda e que não tem mais contato com ela após o término do noivado e comentou que “infelizmente, as coisas sempre são vistas como as pessoas querem”. No entanto, em seu perfil no Facebook, permanece o status “noivo”.
Na terça-feira passada (29), ele usou a tribuna da Câmara Municipal para defender o prefeito Emanuel Pinheiro em relação à chamada “CPI do Paletó” alegando que a suspeita de que ele tenha recebido propina quando era deputado não se configura como infração político-administrativa passível de julgamento pelos vereadores.
Na ocasião, o pedido de abertura da CPI atingiu apenas seis votos dos vereadores Marcelo Bussiki (PSB), Dilemário Alencar (Pros), Gilberto Figueiredo (PSB), Felipe Wellaton (PV), Sargento Joelson e Abílio Júnior, ambos do PSC.
A reportagem não conseguiu localizar Fernanda para obter seu currículo. A informação foi solicitada junto à assessoria de imprensa da Prefeitura, que até o fechamento desta matéria confirmou apenas que ela é advogada.