O juiz Sérgio Moro mandou soltar o operador Henry Hoyer de Carvalho, em despacho publicado nesta terça-feira (22). Ele está preso temporariamente na 43ª fase da Operação Lava Jato desde a sexta-feira (18), em Curitiba, e pode ser solto a qualquer momento.
O magistrado justificou que, até o momento, nem a Polícia Federal e nem o Ministério Público Federal (MPF) se manifestaram desde a prisão.
Ele considerou que há prova de que Carvalho teria intermediado o pagamento de vantagens indevidas ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e que, portanto, a suspeita de envolvimento do investigado é fundada.
Por isso, determinou medidas cautelares, como a impossibilidade deixar o país, de contato com os demais investigados, de mudança de endereço e compromisso de comparecimento em todos os atos do processo.
Operação Sem Fronteiras
Segundo a PF, o foco da Sem Fronteiras é a relação ilícita entre executivos da Petrobras e grupo de armadores gregos para obter contratos milionários com a empresa brasileira. Hoyer é acusado de intermeditar o pagamento de vantagens investidas neste caso.
As investigações tiveram início a partir de relato do colaborador e ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e se desenvolveram com a análise de materiais apreendidos na 13ª fase da operação.
Os procuradores dizem que Costa ajustou com o cônsul honorário da Grécia no Brasil, Konstantinos Kotronakis, um esquema de facilitação de contratação de navios gregos por meio do fornecimento de informações privilegiadas e o pagamento de propinas.
A força-tarefa da Lava Jato chegou a pedir a prisão do cônsul honorário da Grécia, mas o juiz Sérgio Moro indeferiu.
“Relativamente a Konstantinos Georgios Kotromakis, embora sejam cabíveis tanto a prisão preventiva como a temporária, resolvo substituir as medidas mais drásticas por cautelares alternativas. Afinal, Konstantinos Georgios Kotromakis é cônsul honorário da Grécia no Brasil”, explicou Sérgio Moro. O cônsul não pode deixar o país, nem a cidade de residência e deve entregar os passaportes.