O deputado estadual Oscar Bezerra declarou que os filiados do PSB insatisfeitos com o retorno do deputado federal Valtenir Pereira ao partido irão aguardar uma definição até março do próximo ano.
O parlamentar ressaltou que até lá o cenário político poderá ser alterado e o PSB que atualmente está em ebulição pode vir a ter uma relação mais amistosa.
“A política é feita com diálogo e iremos aguardar esse prazo. Se nada for resolvido, daí seguiremos outro rumo. Se este for o caminho, haverá uma debandada geral”, disse.
Em uma articulação conduzida pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o deputado federal Valtenir Pereira retornou ao partido e já tornou-se presidente do diretório de Mato Grosso.
O empresário e ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, considerado a principal liderança do PSB em Mato Grosso, já admitiu publicamente que não aceita a liderança do deputado federal Valtenir Pereira no partido, mesmo discurso adotado pelo deputado estadual Mauro Savi, uma das mais expressivas lideranças do PSB no interior de Mato Grosso.
“O momento é de insatisfação. Mas, por força da legislação, ainda haverá muito tempo para diálogo e até construir um consenso. Vamos aguardar o desdobramento sem precipitações”, ressalta o deputado Oscar Bezerra.
A Emenda Constitucional nº 96/2016, promulgada em 18 de fevereiro daquele ano, abriu um prazo de 30 dias para os detentores de mandatos eletivos mudarem de legenda sem risco de perder o mandato.
O período de abertura para troca de partido dura 30 dias e não tem prorrogação.
Qualquer mudança partidária fora do período que não seja provocada em decorrência de desfiliação por justa causa ou expulsão pode culminar em perda de mandato por infidelidade partidária em ação que pode ser movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) nos primeiros 30 dias e depois o mesmo prazo é concedido a agentes políticos e partidos.
Enquanto permanece a indefinição, a bancada do PSB na Assembleia Legislativa representada por quatro deputados estaduais e dois representantes na Câmara dos Deputados já recebeu convites de filiação do PP, PSDB, DEM e PPS.