Denúncias de falta de pagamento a músicos que participaram do Rondofolia, carnaval popular de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, e de supostas irregularidades estão sendo apuradas pela Câmara de Vereadores daquele município. Nesta segunda-feira (12), integrantes de três bandas e prestadores de serviços estão sendo ouvidos pelos vereadores, no plenário da Casa de Leis.
Em nota, a Prefeitura de Rondonópolis alega ter realizado todas as contratações devidamente e que todos os processos foram devidamente publicados com transparência e responsabilidade.
Já nesta terça-feira (13) os parlamentares devem colher o depoimento dos secretários ouvem os secretários municipais que participaram da organização da festa, realizada em fevereiro deste ano.
A Câmara informou que a denúncia recebida pela instituição diz que há indícios de fraude em uma licitação realizada pelo município para o Carnaval. Ainda segundo o Legislativo municipal, foi aprovada uma suplementação de R$ 300 mil para pagar os trios elétricos e seguranças.
Os músicos que tocaram durante os cinco dias do Rondofolia não teriam recebido os valores estabelecidos nos contratos. Alguns desses músicos acompanharam os trabalhos do plenário, entre eles Célia Morel. Ela disse que até hoje não recebeu os R$ 6,5 mil de chachê pela apresentação com a banda numa noite e numa matinê do carnaval. “Tive que arcar (com dinheiro) do próprio bolso, através de reserva e empréstimo”, pontuou.
Pela lei de licitações e contratos, a abertura de licitação na modalidade pregão presencial deve ocorrer com antecedência e ser publicada em diário oficial e jornais de circulação, mas, segundo as denúncias protocoladas na Câmara, o resultado do julgamento foi publicado no Diário Oficial do município no dia 21 de fevereiro, justamente na mesma data em que o pregão foi aberto.
Dependendo do que for coletado de informações e documentos, o verador Fábio Cardozo (PPS), autor do requerimento que convocou a reunião, diz que a abertura de uma comissão especial de investigação não está descartada.
Foram convocados pra prestar esclarecimentos sobre a contratação de bandas para shows no rondofolia, os secretários de Governo, Administração, Finanças, Cultura, além do vice-prefeito Ubaldo Barros.