Começa nesta terça-feira (15) as audiências de instrução e julgamento das ações penais que são desdobramentos da quarta fase da Operação Sodoma da Polícia Civil que está relacionada ao desvio de dinheiro na ordem de R$ 15,857 milhões dos cofres públicos por meio de fraude em um pagamento destinado à desapropriação do bairro Jardim Liberdade I.
Como a juíza Selma Arruda está de férias, caberá ao juiz substituto Jurandir Florêncio Castilho conduzir a audiência.
O primeiro a ser ouvido nesta terça-feira (16) a partir das 13h30 é o ex-presidente do Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso), Afonso Dalberto, que firmou termo de colaboração premiada com o Ministério Público Estadual (MPE) e confessou a participação e deu detalhes do esquema criminoso.
Também está previsto o depoimento do empresário Antônio Rodrigues Carvalho.
Na quarta-feira (17) será a vez de ser ouvido o ex-secretário de Estado Pedro Nadaf, que adotou a estratégia de confessar crimes para ter a pena reduzida numa eventual sentença condenatória. O ex-presidente da Metamat (Companhia Mato Grossense de Mineração), Justino Paes de Barros, que também confessou crimes como lavagem de dinheiro, será ouvido logo em seguida.
Na quinta-feira (18), será a vez do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) prestar depoimento. Após rumores de que estaria negociando delação premiada, o peemedebista divulgou uma nota na qual afirmava que iria adotar a estratégia de confessar crimes, admitindo assim sua parcela de responsabilidade no esquema criminoso.
No mesmo dia, vai prestar depoimento o ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Silvio César Correa de Araújo.
Os depoimentos ainda vão prosseguir nos dias 23,24 e 26 quando serão ouvidos o ex-secretário Arnaldo Alves, o advogado Levi Machado de Oliveira, o procurador aposentado do Estado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, os empresários Alan Malouf e Valdir Piran e o ex-secretário Marcel Souza de Cursi.
Silval depõe dia 18 e vai confessar corrupção em MT
Sávio Saviola
O que achou desta matéria? Dê sua nota!: