"> Segundo Santana, Lula sabia de todos os detalhes do caixa dois – CanalMT
Reprodução/Reprodução

Segundo Santana, Lula sabia de todos os detalhes do caixa dois

Veja

“Apesar de nunca ter participado de discussões finais de preços ou contratos –tarefa de Mônica Moura–, João Santana participou dos encaminhamentos iniciais e decisivos com Antonio Palocci. Nestes encontros ficou claro que Lula sabia de todos os detalhes, de todos os pagamentos por fora recebidos pela Pólis [empresa de Santana], porque Antonio Palocci, então ministro da Fazenda, sempre alegava que as decisões definitivas dependiam da ‘palavra final do chefe’”.

O trecho acima compõe um dos anexos da delação premiada de João Santana, ex-marqueteiro do PT, e de sua mulher, Monica Moura, a que a Folha teve acesso. O casal sustenta ainda que também Dilma Rousseff sabia dos pagamentos feitos pela Odebrecht por intermédio do caixa dois.

A ex-presidente afirmou que Santana e Monica “prestaram falso testemunho e faltaram com a verdade em seus depoimentos, provavelmente pressionados pelas ameaças dos investigadores”. Ouvido pela reportagem do jornal, Cristiano Zanin, advogado de Lula, destacou: “Como [as declarações] foram prestadas em uma delação, elas nada provam. Delações são negociações que o Ministério Público Federal faz com pessoas que confessam a prática de crimes e desejam sair da prisão ou obter outros benefícios”.

Pequena confusão
Dá-se de barato por aí que delações só são homologadas se o colaborador apresentar “provas”. Logo, todas seriam verdadeiras. Não é assim. A prova propriamente terá de ser apresentada em outra fase do processo. Num acordo de delação, basta que a narrativa oferecida seja compatível com a leitura que faz o Ministério Público da arquitetura criminosa.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta