O ex-presidente Lula (PT) perdeu o título de cidadão mato-grossense que havia recebido da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Por decisão do presidente da Casa, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), a votação que concedeu a honraria ao ex-presidente foi anulada.
Botelho explicou que, devido à pressa, cometeu a falha de não ler todos os nomes postos à apreciação e com isso, muitos outros deputados também não o fizeram, votando apenas favorável à entrega dos títulos.
Com o desgaste após a veiculação na imprensa, o deputado Adalto de Freitas (SD), o Daltinho, pediu anulação de todos os títulos concedidos naquela sessão. A solicitação foi então prontamente acatada por Botelho.
Botelho também afirmou que os demais títulos já foram votados novamente e aprovados. O título para Lula, no entanto, não será colocado em pauta pelo presidente.
“Se o deputado Valdir Barranco quiser colocar [em votação] de novo, ele tem o direito. Eu retirei da pauta, cabe a ele decidir se coloca novamente ou não”, afirmou.
Mérito
Botelho afirmou que, apesar de ser crítico ao PT, não há nada que impeça a honraria ao ex-presidente, uma vez que, apesar de estar sendo investigado, não possui nenhuma condenação.
Além disso, ele também citou que o ex-presidente terminou seu mandato com quase 80% de aprovação popular.
O deputado Valdir Barranco não atendeu às ligações da reportagem para informar se pretende ou não apresentar a proposta novamente.(Iss É Notícias)