Um bom começo é colocar as dívidas no papel ou na tela, para poder avaliar qual é a dimensão de cada gasto. A partir disso é possível fazer um planejamento financeiro, para saber quanto é gasto mensalmente com as contas fixas e quanto pode ser poupado para pagar as dívidas.
A partir desses primeiros passos, é importante resistir às tentações e manter a meta. Comprar apenas o necessário pode parecer difícil no começo, porém, com algum tempo essa atitude passa a fazer parte da rotina.
Não significa deixar de gastar ou utilizar o cartão de crédito, mas avaliar as necessidades e planejar os gastos para investir no futuro ou mesmo para realizar algum desejo. Pode ser comprar uma casa, passar férias em um lugar paradisíaco ou comprar um novo computador que irá facilitar o trabalho. Com o planejamento financeiro é possível controlar os impulsos e direcionar os recursos para as melhores escolhas.
Fazer boas escolhas é importante para uma vida balanceada e também para ter finanças equilibradas. Precisamos escolher o que queremos plantar para colher bons frutos. E um desequilíbrio aconteceu, ainda dá tempo de reverter a situação e fazer do ano novo uma oportunidade para reestruturar o orçamento e voltar a ter noites de sono tranquilas.
Aifa Naomi é presidente do Sicoob Central MT/MS