Reflexo do fechamento de 1,8 milhões de empresas em 2015, tivemos um aumento de 3% de novas empresas no Brasil, registradas no 1º semestre de 2016, segundo a Serasa Experian .
Empreendedores por necessidade estão se aventurando no mercado para poderem sobreviver. Mas, como sobreviver a esta selva? Todos buscam no empreendedorismo uma forma de fazer com as próprias mãos, como se abrir as portas e ter uma conta no Facebook, fosse suficiente para bater as metas de vendas todos os dias.
Um planejamento de marketing digital está muito além de criar campanhas bonitas, de altos custos e que muitas vezes não temos a menor ideia do retorno que obtivemos com elas.
Diante do cenário atual é preciso pensar em estratégias de marketing de resultado, não se constrói um negócio de sucesso empreendendo um dia de cada vez. O crescimento de um empresa está sim diretamente ligado aos resultados obtidos a cada dia, porém, estes devem ser trabalhados em função da construção do futuro dos negócios, um propósito maior.
Quando pensamos em planejamento, deve-se levar em consideração alguns pontos fundamentais:
– Faça uma análise do AMBIENTE que a sua empresa está inserida: entenda os prós e contras e como podem influenciar o funcionamento da sua empresa;
– Conheça os seus clientes e defina o seu público: é importante compreender que todo mundo é seu cliente, por isso, identificar o público consumidor dos seus produtos/serviços, permite uma comunicação mais próxima e estratégias mais assertivas;
– Conheça e analise a concorrência: identifique os pontos positivos e negativos dos seus produtos/serviços em relação aos dos concorrentes e então agregue diferencial para conquistar mais clientes;
– Determine um ou mais OBJETIVOS: procure definir objetivos, de forma que a sua empresa possa crescer de maneira paulatina e atinja os índices desejáveis. Como por exemplo: Gerar 40% de vendas através das mídias sociais.
– Estabeleça METAS: as metas são as ações que irão orientar o alcance do objetivo. Como por exemplo: atrair xx novos seguidores para o Facebook;
– Crie um CRONOGRAMA DE AÇÕES: identifique as datas comemorativas, ou períodos de maiores e menores vendas e crie ações que intensifiquem os resultados;
– Calcule os INVESTIMENTOS: considere tanto os recursos intelectuais como materiais. Antes de colocar as mãos na massa, é necessário levantar e descrever exatamente quais serão os recursos para a colocação de um plano de marketing em prática;
– Envolva toda a EQUIPE: independente de ser uma pequena ou grande empresa, todos os funcionários da empresa devem estar envolvidos, devem se sentir como parte integrante e fundamental para os resultados. Por isso o plano deve estar claro para todos e deve-se criar atividades para que todos cooperem com ele.
Agora é mão na massa! Desejo que 2017 seja diferente para você.
Forte abraço.
Karine Borges
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