Inundações devastaram o estado americano de Louisiana na segunda-feira (15), deixando seis mortos e obrigando milhares de pessoas a fugir da subida das águas depois de dias de tempestades catastróficas.
Mais de 20 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas e cerca de 10 mil estavam vivendo em abrigos de emergência, disseram as autoridades, desde que as chuvas começaram a atingir grande parte do sul de Louisiana, na última quinta-feira à noite.
No fim de semana, a chuva acumulada totalizou mais de 50 centímetros em cinco partes de Nova Orleans e na área de Baton Rouge.
Seis pessoas morreram e 40 mil casas e negócios ficaram sem energia, de acordo com o governador de Louisiana, John Bel Edwards, citado pela ABC News.
A Casa Branca declarou quatro paróquias (equivalentes aos condados nos demais estados) áreas de grande desastre.
A medida disponibiliza o financiamento federal de emergência para apoiar as equipes de resgate e a eventual recuperação das áreas afetadas.
“Eu realmente espero que mais paróquias serão adicionadas à declaração de forma contínua”, disse Edwards em um comunicado no qual afirmou que as inundações são “sem precedentes” no seu estado.
Imagens de TV mostraram áreas residenciais alagadas, com carros e casas parcialmente submersos na água acumulada.

As enchentes começaram a recuar em algumas áreas, segundo a mídia dos Estados Unidos, mas estão avançando para outras.
Autoridades informaram que centenas de estradas, a maioria no sul do estado, foram fechadas devido às inundações, e que devem permanecer assim nos próximos dias.
A Guarda Nacional da Louisiana informou que seus soldados resgataram cerca de 500 pessoas e 61 animais de estimação em apenas 24 horas, entre sexta-feira e sábado – com barcos, helicópteros e veículos altos.
“Nós tivemos literalmente centenas de pessoas que trouxeram barcos e quiseram ajudar”, disse Michael Edmonson, o superintendente da polícia do estado de Louisiana.
O NWS disse que outras áreas dos Estados Unidos enfrentaram ameaças de inundações nesta semana, desde a costa do Texas até o estado de Ohio.