O presidente turco Recep Tayyip Erdogan chegou à Rússia nesta quinta-feira para um encontro com o presidente Vladimir Putin, a primeira reunião com um líder estrangeiro desde a tentativa de golpe militar na Turquia, em julho. A dupla de países teve suas relações abaladas em novembro do ano passado, quando um avião da força aérea da Turquia derrubou uma aeronave russa na Síria.
Putin e Erdogan iniciaram o encontro nesta manhã com um aperto de mãos cordial para a imprensa e ficarão reunidos durante o resto do dia, onde devem discutir especialmente estratégias para a crise na Síria. O evento é importante para que o presidente turco encontre algum aliado internacional após o golpe falho, já que diversos líderes ocidentais se mostraram contrários às políticas de repressão que tem usado para conter seus opositores.
Antes de deixar seu país, Erdogan se referiu a Putin como um “amigo” e disse esperar que o encontro marque uma nova página no relacionamento com a Rússia. “Essa visita é um marco para mim em nossas relações bilaterais, começando do zero”, afirmou o líder turco à agência de notícias Tass.
A possibilidade de uma trégua depois do episódio de novembro, que revoltou Putin, começou a se desenhar em junho. De acordo com a rede BBC, o Kremlin informou que Erdogan queria pedir desculpas pelo incidente na Síria e enviou uma mensagem à família de um piloto russo morto na ocasião. Já em 15 de julho, após a tentativa de golpe militar contra Erdogan, Putin foi um dos primeiros líderes internacionais a expressar apoio ao presidente turco.