"> Socorristas relatam uso de gás tóxico em cidade síria – CanalMT
Abdualghani Al Arian/Anadolu Agency/Getty

Socorristas relatam uso de gás tóxico em cidade síria

Veja

Um serviço de resgate da Síria disse que um helicóptero lançou recipientes de gás tóxico na madrugada desta terça-feira em uma cidade controlada por rebeldes na província de Idlib, próxima do local onde um helicóptero militar russo foi abatido horas antes.

O porta-voz da Defesa Civil da Síria informou que 33 pessoas, a maioria mulheres e crianças, foram afetadas pelo gás lançado em Saraqeb. Segundo o grupo de resgate que socorreu as vítimas, o local apresentava forte cheiro de gás cloro, que afeta o sistema respiratório e provoca tosse violenta, dificuldade para respirar, irritação nos olhos, dores de cabeça e no peito e náusea.

A Rússia, que fornece apoio militar ao regime sírio, negou a ocorrência de um ataque químico. De acordo com a rede americana CNN, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o ataque do gás cloro é uma mentira fabricada pela imprensa.

Tanto o governo quanto as forças da oposição vêm negando terem usado armas químicas durante a guerra civil de mais de cinco anos. Potências ocidentais dizem que Damasco foi responsável pelo uso de gás cloro e outros ataques químicos.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta