Veja como o WhatsApp mudou a forma de fazer negócios e o impacto que causou no mercado.
Bloquear uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, não pareceu ser uma decisão muito inteligente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no último dia 19/07/2016 (segunda-feira). Foram pouco mais de 3 horas, o suficiente para indignar 100 milhões de usuários do app no Brasil , e também o presidente-executivo do WhatsApp, Jan Koum, que segundo o portal G1, usou a sua conta no Facebook para classificar a ação como “chocante”. “Como antes, milhões de pessoas estão separadas de seus amigos, famílias, clientes e colegas hoje, simplesmente porque estão pedindo informações que não temos”, afirmou.
Estamos na era digital, onde a evolução tecnológica é global e o fator comunicação impera. Nós temos 204.450.649 habitantes no Brasil, segundo o IBGE, e cerca de 50% deles utilizam o WhatsApp. Ainda, segundo o Big Data, 20.8 milhões de mensagens são enviadas por minuto através do aplicativo. Entendeu a facilidade, ou melhor, o tamanho da oportunidade de negócio?
O WhatsApp no meio corporativo
Hoje, muitas empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes, SAC, vendas, propaganda. Para se ter uma ideia de como esse formato de comunicação tem ajudado, em Itapetininga (SP) o Corpo de Bombeiros utiliza o app para surdos avisarem emergências. Veja bem, tudo é uma questão de entender a necessidade do seu público.
Segundo o portal da Folha de São Paulo, algumas empresas chegaram a diminuir em 70% suas contas telefônicas, e contam com um faturamento de até 30% com atividades realizadas completamente pelo aplicativo.
Não tem como negar a facilidade e agilidade que o WhatsApp trouxe para a comunicação, o baixo custo, a proximidade com clientes, até mesmo pela preferência e o número de adeptos na atualidade.
A questão agora não é usar, mas sim COMO USAR

Bom senso é bem vindo em qualquer lugar, não seria diferente no mundo virtual. Veja algumas boas práticas que devem ser aplicadas durante o uso do WhatsApp:
- Primeira dica e talvez a mais importante: Jamais envie conteúdo sem autorização! Quem irá receber suas mensagens precisa ter concordado em recebê-las, caso contrário você pode ser denunciado como SPAM.
- Não exagere na quantidade de mensagens, seja frequente porém sem exageros. Ao enviar muitas mensagens você poderá se tornar inconveniente.
- Fique atento a qualidade de suas mensagens. O conteúdo precisa ser interessante e estar dentro do padrão de interesse de quem irá receber.
Para mais dicas sobre como utilizar o WhatsApp em seus negócios com sucesso, clique aqui!
Sem dependência

Tratando-se de algo que não é seu, ter um plano B é indispensável para não correr o risco de ficar na mão. Não se sabe o que será do amanhã, e se o Mark decide começar efetivamente a cobrar pelo uso do WhatsApp? E se esses bloqueios permanecerem? E se eles decidem torná-lo mais um meio chato de publicidade, e assim não ser mais tão fácil e acessível como é? Tudo são hipóteses, mas, se não podemos ter controle do que irá ocorrer lá na frente, é importante ter um plano alternativo para não perder os contatos que você já vem desenvolvendo.
Vou deixar uma DICA PRECIOSA para você, comunique a seus clientes e seguidores, uma segunda forma de contato, incentive-os a se cadastrarem no seu site por exemplo. Mas não permita ficar “nas mãos” de algo que não é seu.
Forte abraço,

Karine Borges
É especialista em Inbound Marketing com 6 anos de carreira no Marketing Digital. Motivada pelo desenvolvimento econômico através do mundo digital, atribuiu como missão ajudar negócios a se desenvolverem através dos seus conhecimentos.
@karineborgesoficial