"> WhatsApp Para Negócios – Pra quem não usa e pra quem usa, ou mau usa. – CanalMT

WhatsApp Para Negócios – Pra quem não usa e pra quem usa, ou mau usa.

Coluna de Marketing Digital

Veja como o WhatsApp mudou a forma de fazer negócios e o impacto que causou no mercado.


 

Bloquear uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários  no mundo, não pareceu ser uma decisão muito inteligente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no último dia 19/07/2016 (segunda-feira). Foram pouco mais de 3 horas, o  suficiente para indignar 100 milhões de usuários do app no Brasil , e também o presidente-executivo do WhatsApp, Jan Koum, que  segundo o portal G1, usou a sua conta no Facebook para classificar a ação como “chocante”. “Como antes, milhões de pessoas estão separadas de seus amigos, famílias, clientes e colegas hoje, simplesmente porque estão pedindo informações que não temos”, afirmou.

Estamos na era digital, onde a evolução tecnológica é  global e o fator comunicação impera. Nós temos 204.450.649 habitantes no Brasil, segundo o IBGE, e cerca de 50% deles utilizam o WhatsApp. Ainda, segundo o Big Data, 20.8 milhões de mensagens são enviadas por minuto através do aplicativo. Entendeu a facilidade, ou melhor, o tamanho da oportunidade de negócio?

O WhatsApp no meio corporativo

Hoje, muitas empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes, SAC, vendas, propaganda. Para se ter uma ideia de como esse formato de comunicação tem ajudado, em Itapetininga (SP) o Corpo de Bombeiros utiliza o app para surdos avisarem emergências. Veja bem, tudo é uma questão de entender a necessidade do seu público.

Segundo o portal da Folha de São Paulo, algumas empresas chegaram a diminuir em 70% suas contas telefônicas,  e contam com um faturamento de até 30%  com atividades realizadas completamente pelo aplicativo.

Não tem como negar a facilidade e agilidade que o WhatsApp trouxe para a comunicação, o baixo custo, a proximidade com clientes, até mesmo pela preferência e o número de adeptos na atualidade.

A questão agora não é usar, mas sim COMO USAR

wp

Bom senso é bem vindo em qualquer lugar, não seria diferente no mundo virtual. Veja algumas boas práticas que devem ser aplicadas durante o uso do WhatsApp:

  1. Primeira dica e talvez a mais importante: Jamais envie conteúdo sem autorização! Quem irá receber suas mensagens precisa ter concordado em recebê-las, caso contrário você pode ser denunciado como SPAM.
  2. Não exagere na quantidade de mensagens, seja frequente porém sem exageros. Ao enviar muitas mensagens você poderá se tornar inconveniente.
  3. Fique atento a qualidade de suas mensagens. O conteúdo precisa ser interessante e estar dentro do padrão de interesse de quem irá receber.

Para mais dicas sobre como  utilizar o WhatsApp em seus negócios com sucesso, clique aqui!


Sem dependência

img3

Tratando-se de algo que não é seu, ter um plano B é indispensável para não correr o risco de ficar na mão. Não se sabe o que será do amanhã, e se o Mark decide começar efetivamente a cobrar pelo uso do WhatsApp? E se  esses bloqueios permanecerem? E  se eles decidem torná-lo mais um meio chato de publicidade, e assim não ser mais tão fácil e acessível como é? Tudo são hipóteses, mas, se não podemos ter controle do que irá ocorrer lá na frente, é importante ter um plano alternativo para não perder os contatos que você já vem desenvolvendo.

Vou deixar uma DICA PRECIOSA para você, comunique a seus clientes e seguidores, uma segunda forma de contato, incentive-os a se cadastrarem no seu site por exemplo. Mas não permita ficar “nas mãos” de algo que não é seu.

 

Forte abraço,

Assinatura

Karine Borges

É especialista em Inbound Marketing com 6 anos de carreira no Marketing Digital. Motivada pelo desenvolvimento econômico através do mundo digital, atribuiu como missão ajudar negócios a se desenvolverem através dos seus conhecimentos.

www.karineborges.com.br

redes sociais@karineborgesoficial


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

1 votes, 5 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta