Foi o mercado que mudou ou foram as pessoas?
A velocidade com que as coisas acontecem nos dias de hoje, torna um tanto quanto assustador se aventurar no mercado. Isso porque com a internet, as oportunidades surgem a todo momento, são novas redes sociais, novos aplicativos, novos métodos, dados, estudos dirigidos para a evolução do mercado, e consequentemente da humanidade.
O mercado cria novas formas de se comunicar a cada dia, nada mais natural que o consumidor tenha a necessidade de entender o que, como, quando, e de que forma os processos acontecem. Ele começa a exigir mais informação, mais conteúdo, afinal, em um mercado em constante evolução, é de se esperar que desejem usufruir daquilo que é criado para eles.
Nas últimas duas décadas surgiram redes sociais como Facebook, Instagram, Snapchat, Periscope, WhatsApp. E você pode pensar que os negócios acabam por se tornar reféns destas ferramentas, que hoje estão nas mãos dos consumidores, os acompanham em qualquer lugar. E eu te digo, você pode encará-las de duas formas: como grandes atributos para se relacionar, aproximar do seu cliente e ser uma marca que gera boas experiências, ou permanecer na era em que desejar ser indiferente, é como não existir. Amigo, os tempos são outros!
O que mudou no mercado
Antigamente os clientes eram totalmente passivos, ficavam esperando ansiosos o próximo lançamento, as novidades que entrariam no mercado. Hoje com toda informação que se tem acesso, os clientes não são mais meros espectadores, eles vão à luta e buscam aquilo que desejam ou precisam.
A ordem se inverteu, não é mais o produto que é ofertado, e sim a disponibilidade do cliente em experimentar seu produto ou serviço. Se o cliente quiser, ele irá escolher você! Porém, para que isso aconteça, ele precisa saber que você existe, e além disso, você precisa estar disponível no lugar e no momento certo.
Para se manter em evidência no mercado, você precisa ser mais que uma opção, você precisa encantar seu público-alvo. E esse tem sido o esforço da grande maioria das marcas. Para tanto, é necessário que você conheça seu público a fundo, se relacione com ele, deixe de ser apenas mais um produto ou serviço, mas passe a ter algum significado emocional para ele.
A concorrência no mercado atual é acirrada, as ofertas atraentes são muitas, a variedade de produtos e serviços é infinita. Com isso o comportamento dentro do mercado mudou, a forma de abordagem ao cliente evoluiu, e certamente está em constante evolução.
O que mudou nas pessoas
Como você já pode constatar, não foram as pessoas que mudaram, elas se adaptaram, evoluíram para que o mercado pudesse continuar a evoluir. Se hoje elas tem o poder de compra nas mãos, isso ocorreu com o processo de evolução das empresas em busca do seu lugar no mercado. Com isso, as pessoas passaram a sentirem-se mais seguras para participarem de tudo o que está acontecendo.
As pessoas continuam a ter desejos e necessidades, e as empresas continuam a oferecer as soluções para estes desejos e necessidades. O que realmente mudou foi o meio onde estes produtos e serviços estão disponíveis, ou seja, o mercado.
Com o surgimento da internet, tudo se transformou, tudo tornou-se mais dinâmico e acessível. Antes as opções eram limitadas, principalmente pelo fator espaço, atualmente com a internet podemos comprar produtos do Japão, por exemplo, sem nos levantar da poltrona da sala.
Quem é o cliente para quem precisamos nos preparar
Os tempos mudaram, e com isso as pessoas também sofreram mudanças em seu modo de agir, pensar e se comportar. A internet chegou trazendo grandes transformações, inclusive nas gerações de pessoas que nasceram depois da sua popularização.
Você já parou para observar uma criança de 2 ou 3 anos mexendo em um celular ou tablet? A sensação que temos é que aquela criança já nasceu programada para usar estes objetos, eles simplesmente dominam a tecnologia com uma facilidade tão grande que chega a ser impressionante.
Temos que ter em mente que é com este público que estaremos lidando em breve. Um público extremamente inteligente e exigente, que não conheceu o mundo antes da internet, e que já nasceu num ambiente totalmente conectado. Essa é a geração Alpha, as crianças que nasceram de 2010 pra cá.
Certamente a forma de fazer Marketing para esse público precisa ser diferente, é necessário despertar o interesse e ser dinâmico, e principalmente, precisa estar disponível na linguagem e nos canais adequados. Esta nova geração está sempre em busca de novidades, é totalmente dinâmica e se entedia com facilidade.
Como o Vendedor Utiliza Isso a Seu Favor?
O vendedor já não é mais quem detém as informações, nem mesmo é mais quem conduz o processo da compra . Numa era já tão evoluída, ser vendedor é ser artista.
As pesquisas mostram que essa é uma das poucas profissões que perseverará com o tempo, porém, não dá para continuar a ser o mesmo.
O vendedor da nova era é conectado, informado, conhece o seu cliente e as suas necessidades. Tem capacidade de transformar uma venda em uma arte, sabe entregar mais do que o cliente veio buscar, conclui o ciclo de compra perfeitamente e deixa as portas abertas para o inicio de um novo.
Recentemente eu tive a oportunidade de fazer o curso Negociação na Prática, da empresa de treinamentos Sem Mais Desculpas com Marco Simioni. E eu quero compartilhar duas coisas fantásticas que eu vivi e aprendi com ele: primeiro que a nossa terra, com profissionais muitas vezes tão desvalorizados, possui grandes mestres, não é mais preciso ir tão longe para desenvolver negócios com qualidade. E a segunda, é que o vendedor não é só uma peça importante para um marketing de resultados, mas ele já é e se tornará o ponto mais forte de conexão com os nossos clientes.
“Nunca o Ser-humano foi tão obrigado a ser humano.” (Marco Simioni).
Este ano o Fórum Econômico Mundial, que ocorre anualmente em Davos na Suíça, debateu sobre a revolução industrial. Os líderes do fórum, afirmaram que estamos passando pela 4ª Revolução Industrial, e que isso implicará em grandes mudanças na forma de se realizar negócios nos próximos 5 anos.
Mais uma confirmação de que se adequar e se atualizar é preciso! Estamos todos juntos nessa aventura que é viver, descobrir e aprender novos caminhos sempre. Eu certamente serei uma eterna aprendiz, e se você também está disposto a aprender sempre mais, visite minha coluna toda semana, aqui sempre trarei temas atuais e que te ajudarão a abrir a mente para esse nosso novo mundo!
Forte abraço!
Karine Borges
É especialista em Inbound Marketing com 6 anos de carreira no Marketing Digital. Motivada pelo desenvolvimento econômico através do mundo digital, atribuiu como missão ajudar negócios a se desenvolverem através dos seus conhecimentos.
Muito bom conteúdo. Parabéns, retrata bem como a informação e a forma que utilizamos ela é importante no mundo digital.