Em greve há três dias, os servidores públicos do Estado realizaram na manhã desta quinta-feira (1) uma manifestação que bloqueou a BR-364, na saída de Cuiabá para Rondonópolis, próximo o restaurante Sinuelo. Em outro ponto, os manifestantes também fecharam a BR-070, próximo ao Trevo do Lagarto. Os protestos, segundo a concessionária Rota do Oeste, reuniu três mil pessoas e provocaram um congestionamento de vários quilômetros nas duas rodoviais.
Os servidores reivindicam o pagamento imediato ou parcelado dos 11, 28% da Revisão Geral Anual (RGA) e a taxação dos produtos provenientes do agronegócio.
A greve foi deflagrada após o Fórum Sindical, que reúne mais de 30 categorias de servidores, recusar a proposta do governo estadual de pagar 5% da perda inflacionária dividida em duas vezes, uma em setembro e a outra em janeiro de 2017. O governador Pedro Taques (PSDB) alega que os salários podem atrasar caso o Estado pague integralmente o RGA.
Segundo os dirigentes sindicais, o movimento continuará nas rodoviais até às 14 horas. Depois os manifestantes vão se dirigir ao Centro Político Administrativo para participarem de uma reunião com a representantes do governo do Estado para uma nova rodada de negociação. Na reunião, prevista para iniciar às 16 horas, o governo deve apresentar uma nova proposta na tentativa de colocar um fim a greve que paralisou quase que totalmente os órgãos públicos do Estado.