Após muita polêmica, os deputados estaduais derrubaram, por unanimidade, o veto do governo do Estado ao pagamento de 11,28% da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores do Judiciário na noite desta terça-feira (25). O pagamento do RGA ao Judiciário foi vetado pelo vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que estava na exercício do mandato em função de uma viagem do governador Pedro Taques (PSDB) aos Estados Unidos.
Enquanto o Poder Judiciário briga para pagar o RGA, o governador voltou a afirmar que o pagamento das perdas inflacionárias aos quase 100 mil servidores do Estado vai comprometer a situação financeira e provocar atrasos no salário.
Ao usar a tribuna, o líder do Executivo, deputado Wilson Santos (PSDB), voltou a cobrar apoio dos Poderes para superar esse momento de crise de greve gral programada pelos servidores na próxima terça-feira (31). Já o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB), criticou a administração estadual. “Hoje a Assembleia desfaz uma injustiça cometida pelo vice-governador Carlos Fávaro (PSD)”, disse o tucano.
O Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual (MPE) pagarão a RGA. Já o MPE vem cumprindo o pagamento desde o começo do ano.
Dos 24 deputados estaduais, apenas 16 estavam presentes na votação. A ausência mais sentida pelos servidores que ocuparam a galeria da Casa de Leis na manhã de hoje foi da deputada Janaina Riva (PMDB). Pelas redes sociais, é possível verificar que Janaina se ausentou do trabalho para viajar com a família para as praias do sul do país.