Com o impasse envolvendo o pagamento de 11,28% da Revisão Geral Anual (RGA), o Fórum Sindical, que representa mais de 20 categorias de servidores públicos do Estado, confirmou que uma greve será deflagrada na próxima terça-feira (31). Cerca de 11 sindicatos que representam os servidores já aderiram a paralisação, entre o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep) que decidiram participar da manifestação em assembleia nesta segunda-feira (23).
O movimento grevista foi reforçado nesta terça-feira (24) durante uma manifestação feita no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Em vários municípios do Estado também ocorrem manifestações dos servidores públicos.
Apesar da pressão dos servidores públicos, o governo do Estado reafirma que não existe dinheiro para pagar o RGA. Nesta terça-feira, o governo comunicou à Assembleia Legislativa, por meio de ofício, que apresentará alternativas para viabilizar o pagamento das perda inflacionárias no início de junho deste ano. O documento, que responde à proposta da Assembleia, foi entregue pelo secretário de Gestão, Julio Modesto, ao líder do Governo na Casa de Leis, deputado Wilson Santos.
Modesto reafirmou que o Executivo está dialogando com os servidores estaduais e irá mostrar o fluxo de caixa do Governo para, se for possível, fazer o pagamento do Reajuste.