O governador Pedro Taques retornou nesta sexta-feira (20.05) da agenda nos Estados Unidos onde buscou novos investimentos para Mato Grosso. O chefe do Poder Executivo adiantou seu retorno para tratar das negociações sobre a Revisão Geral Anual (RGA) dos poderes constituídos. Nos Estados Unidos, Taques prospectou novos investimentos e iniciou os preparativos para que Mato Grosso exporte carne para a principal economia do mundo.
No primeiro compromisso em Nova Iorque, na manhã de terça-feira (17.05), o governador participo de um almoço com 69 investidores, no Bernstein Financial. Oportunidade em que expôs a importância dos investimentos em proteína animal e vegetal e do papel de Mato Grosso para a produção mundial de alimentos. Os números impressionaram os representantes dos investidores que participaram do evento. Já às 16h30, o governador Pedro Taques participou de reunião com uma empresa de crédito suíça, cujo tema foi aprimoramento de Parcerias Público Privadas (PPPs) e investimentos em áreas estratégicas. As discussões devem aprimorar as parcerias que o governo busca com a iniciativa privada para levar serviços com qualidade em áreas estratégicas para o governo de Mato Grosso, como educação e infraestrutura.
No mesmo dia, à noite, a agenda foi com o Bank of America, insituição na qual o governo de Mato Grosso possui a dívida dolarizada, feita pela gestão anterior, em 2013. Esta foi a primeira reunião do governador com a entidade financeira para tratar da dívida. Com a alta do dólar, o volume de dinheiro para o pagamento é muito alto e compromete o equilíbrio das contas públicas. A última parcela paga em março deste ano foi de R$ 130 milhões.
Na quarta-feira (18.05), Mato Grosso foi destaque no Lide Business Breakfast, oportunidade em que o governador apresentou as possibilidades de investimentos em Mato Grosso para 150 empresários de diversos países. Taques reforçou a criação de um ambiente negocial no estado para receber novos investimentos e ressaltou o papel que a iniciativa privada tem no desenvolvimento da sociedade. Neste mesmo evento no ano anterior, o Estado conseguiu investimento de R$ 1,1 bilhão de uma grande rede de alimentos.
Taques e a comitiva de Mato Grosso também se reuniu com o The Asia Group (TAG), empresa de interlocução da China. O grupo é especializado em estratégias de negócios e capital e consultoria. O objetivo tanto do grupo, quanto do Executivo Estadual é maximizar as oportunidades de negócio bilateral entre Mato Grosso e a China, que é o maior destino das exportações mato-grossenses, respondendo por 34% das vendas externas do Estado.
Outra área de interesse é a de infraestrutura, onde existem muitas oportunidades para o setor privado. No setor portuário o Governo do Estado está trabalhando agora a retomada da viabilização da hidrovia do Paraguai-Paraná, a concessão de rodovias por meio do programa Pró-Estradas, e a construção de ramais ferroviários, como a implantação da ferrovia conhecida como FerroGrão e a ferrovia do Bioceânica.
Na Universidade de Columbia, Pedro Taques debateu com professores e estudantes a atual situação política do país. O governador voltou a endossar as potencialidades de Mato Grosso, notadamente as voltadas ao agronegócio, no sentido de contribuir com a economia do país e com a consequente geração de empregos. Ao fim do dia da quarta-feira, o governador concedeu entrevistas para dois dos principais jornais do país, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.
No último dia de agenda do governador nos Estados Unidos, o grupo liderado por Taques visitou no estado norte-americano de Ohio a maior planta mundial da Marfrig. O governador iniciou as tratativas para que Mato Grosso exporte carne bovina para os Estados Unidos. Em outra agenda, na Filadélfia, a equipe conheceu um centro tecnológico de inovação em alimentos. O chefe do Executivo Mato-grossense busca a instalação de uma unidade em Mato Grosso.
O governador chegaria ao Brasil neste sábado para cumprir a última agenda desta sexta-feira nos Estados Unidos. No entanto, Taques antecipou a volta e os secretários Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico; e Gustavo Oliveira, do Gabinete de Assuntos Estratégicos, ficaram no país norte-americano para encontro com fundos de investimentos. ( com assessoria )