"> Turismo em MT – CanalMT

Turismo em MT

Cuiabá foi sede da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2016). O evento lançado pelo Trade Turístico e Governo do Estado de Mato Grosso no Centro de Eventos Pantanal, ocorreu entre os dias 20 e 24 de abril.

A feira encantou a todos os presentes. Organização, Stands de alto nível, artesanatos, gastronomia e indígenas circulando tirando fotos com os visitantes.

Uma banda tocando marchinhas e rasqueado cuiabano deu um brilho especial com a dança dos mascarados da histórica cidade de Poconé, de tantas recordações.

Como vimos nos folders, livros e vídeos, nosso Estado oferece lugares espetaculares e únicos. Desde Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Barra do Garças, Campo Novo, Sapezal, Alta Floresta, Nobres, dentre dezenas de municípios mato-grossenses.

São cavernas, pantanal, rios, paredões, cachoeiras, rodeadas de mistérios e misticismo; mergulhos em águas cristalinas repletas de peixes em um verdadeiro aquário natural; turismo cultural com aldeias indígenas, sítios arqueológicos, museus, casarões e igrejas centenárias como a belíssima Igreja do Bom Despacho – réplica da Catedral de Notre Dame – hoje totalmente restaurada.

Aliás, o centro histórico de Cuiabá, vem passando por um intenso processo de restauração de seus casarões de estilo neoclássico, importante para a preservação da história de nossa capital, que completou 297 anos.

Com isso, Mato Grosso começa a despertar a atenção de todo o país para esse setor que estava esquecido.

A televisão Globo Sat, canal 44 da NET, exibiu esta semana – várias vezes – um documentário sobre esse imenso potencial turístico no programa “O Brasil Visto de Cima”. Imagens de deixar qualquer um brasileiro cheio de orgulho.

Mato Grosso é o único Estado brasileiro que possui os três ecossistemas: Pantanal, Cerrado e a Floresta Amazônica.

Cabe a cada um de nós, responsabilizarmos pela preservação desse paraíso. Nossos hábitos e atitudes podem colaborar para a conservação do ambiente natural ou mesmo para a sua recuperação.

Experiências desenvolvidas no Brasil mostram que é possível ressuscitar nascentes e córregos, vítimas de degradação ambiental.

Na FIT Pantanal 2016, o Governo Estadual lançou um ambicioso plano de incentivo ao turismo.

O plano inclui incentivos à aviação regional e internacional, linhas de crédito a empresas, retomada do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur). Vamos torcer para que dê certo.

Segundo o Boletim Turismo em Números, divulgado no evento, “durante o ano de 2015, a taxa de ocupação dos hotéis de Cuiabá foi de 55,15%, tendo sua alta no mês de agosto, quando atingiu 61,19%.

Na comparação com outras capitais, Cuiabá não ficou muito abaixo, já que no mesmo período, São Paulo registrou taxa de 61% e Belo Horizonte 45%.

Um dado que chama a atenção é o número de passageiros que utilizaram nosso Aeroporto Internacional Marechal Rondon no ano passado. Foram 3,3 milhões de pessoas, sendo 1,552 milhão de desembarques e 1,650 milhão de embarques.

Esses dados nos estimulam a pensar que podemos fazer mais. Há condições para isso.

Temos um bom parque hoteleiro, com 117 estabelecimentos em Cuiabá e Várzea Grande que totalizam 15.286 leitos, uma paisagem fabulosa, cultura diversificada e rica, opções variadas de passeios.

O setor de turismo emprega 27.860 pessoas no Estado. Pode empregar mais e produzir mais. Atrair eventos culturais, de negócios ou políticos – como o Parlatino – representam um passo significativo para colocar Cuiabá e Mato Grosso, definitivamente, no cenário internacional das grandes opções de turismo.

VICENTE VUOLO é economista, cientista político e analista legislativo do Senado Federal.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta