"> Reflexão sobre a situação do país marca dia de Tiradentes – CanalMT
Divulgação

Reflexão sobre a situação do país marca dia de Tiradentes

Dalila Rodrigues

Em 21 de abril, o Brasil comemora o dia de Tiradentes, personagem de grande importância histórica, considerado o mártir da Inconfidência Mineira. Mas quem foi exatamente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Nas ruas população se lembra vagamente das aulas de história, em que personagem é conteúdo nas provas. O aposentado Luís Vani Guimarães, ainda guarda na memória, o que aprendeu na época de escola, “ Foi um percursor da independência, morreu enforcado, por lutar pela população, e o melhor para o país. Uma pena que aquele espirito de brasilidade acabou. A partir do momento que tiraram da grade curricular matérias, como educação moral e cívica, perdeu o sentido a história. Cantar hino nacional nas escolas, ninguém faz mais isso”.

A historiadora Elizabete Guimarães explica que Tiradentes tinha esse apelido, pois exercia a função de dentista. Ainda ocupava o posto de segundo-tenente na hierarquia militar. “Ele participou da Inconfidência Mineira com fazendeiros, poetas, juristas, latifundiários, padres e coronéis. Era o único que não fazia parte da elite econômica mineira”.

Tiradentes lutou pela independência do Brasil, num período em que o país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O país não tinha uma constituição, o território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole.

Indignado com atual situação política do país, Benedito Martins de Oliveira, funcionário público federal, questiona que hoje a democracia não acontece no país. “Os políticos são eleitos para trabalharem em necessidade do povo, mas isso não acontece. É tanta roubalheira, operação lava jato, e outras investigações. A esperança é no desfecho político em Brasília, com impeachment da presidente Dilma Rousseff”.

No 21 de abril foi o dia que Tiradentes foi executado, morto enforcado, tendo corpo esquartejado, logo depois exposto em praça pública, no ano de 1792. A data foi instituída como feriado nacional somente no período republicano, ou seja, no final do século XIX. “Os historiadores entendem que o movimento de luta criado por Tiradentes, pode ser considerado o primeiro em busca da independência do Brasil. Tiradentes passou a ser um herói nacional”. explica historiadora.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta