A CIA esqueceu material explosivo em um ônibus escolar no condado de Loudoun, na Virgínia, depois de um treinamento na semana passada. A informação foi divulgada pelo jornal “Washington Posto” nesta sexta-feira.
O explosivo, destinado a treinamento de cães, ficou sob o capô do veículo, que leva alunos do ensino fundamental e médio para a escola durante dois dias na semana.
Como parte do exercício da semana passada, os treinadores da CIA colocaram o material explosivo no compartimento do motor de um ônibus escolar para testar a capacidade de um cão para farejá-lo. O dispositivo também foi colocado em partes da escola.
Em um comunicado, a CIA afirmou que o material “não representa perigo para os passageiros no ônibus”.
O porta-voz das escolas de Loudoun, Wayde Byard, disse que a CIA indicou a natureza do material, mas pediu que a informação não fosse divulgada.
Byard descreveu-o como um material projetado para uso no campo de batalha e que requer um detonador especial. Também é usado em trabalhos de demolição e é considerado estável.
O porta-voz afirmou ainda que é comum o uso de instalações escolares para realizar treinamento, incluindo exercícios com atiradores.