Preso há seis meses, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) pode deixar a prisão ainda esta semana. Isso porque os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) retomam o julgamento de um habeas corpus que pode dá a liberdade para o peemedebista. O HC já recebeu voto favorável do desembargador Luiz Ferreira da Silva, mas recebeu pedido de vistas dos desembargadores Gilberto Giraldelli e Juvenal Pereira da Silva.
O ex-governador conseguiu revogar no STF (Supremo Tribunal Federal) a prisão referente a Operação Sodoma, mas continuou detido no Centro de Custódia de Cuiabá em função da Operação Seven, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para investigar o desvio de R$ 7 milhões dos cofres públicos através da aquisição de um terreno público. O ex-secretário Cézar Zílio também foi preso na Operação Seven.
Na Operação Sodoma, Silval é suspeito de liderar um esquema de cobrança de propina para conceder incentivos fiscais à empresas. O esquema também levou para a prisão os ex-secretários Pedro Nadaf (Casa Civil) e Marcel de Cursi (Fazenda).