"> Juan Orlando Hernández é declarado presidente eleito de Honduras – CanalMT
Jorge Cabrera/ Reuters)

Juan Orlando Hernández é declarado presidente eleito de Honduras

G1

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de Honduras declarou neste domingo (17) como presidente eleito do país Juan Orlando Hernández, atual presidente, que concorreu à reeleição nas eleições gerais do dia 26 de novembro.

“O presidente reeleito para 2018-2022 é o cidadão Juan Orlando Hernández Alvarado”, afirmou o presidente do TSE, David Matamoros, três semanas depois das eleições presidenciais.

O TSE fez uma segunda apuração especial dos votos por recomendação das missões de observadores eleitorais da União Europeia e da OEA, que estavam acompanhado todo o complicado processo eleitoral do país centro-americano.

Os partidos de oposição denunciaram fraudes no pleito e apresentaram, separadamente, pedidos formais para anular a eleição, aprofundando uma crise política que abalou o país da América Central. O candidato da oposição, Salvador Nasralla, denunciou irregularidades em atas de mais de 5 mil seções.

Salvador Nasralla, candidato opositor à presidência de Honduras, durante protesto (Foto: Henry Romero/Reuters)Salvador Nasralla, candidato opositor à presidência de Honduras, durante protesto (Foto: Henry Romero/Reuters)

Salvador Nasralla, candidato opositor à presidência de Honduras, durante protesto (Foto: Henry Romero/Reuters)

A segunda apuração foi feita com observadores nacionais que representam diversos setores sociais, na presença de observadores de missões eleitorais da União Europeia (UE) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O resultado dessa segunda apuração especial foi divulgado há uma semana, mas o TSE tinha 30 dias a partir da data das eleições para declarar o vencedor.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta