"> Mãe deixa autista sozinho, ele surta e quebra tudo – CanalMT
Divulgação

Mãe deixa autista sozinho, ele surta e quebra tudo

Keka Werneck, GD

Mãe de um rapaz de 20 anos diagnosticado com autismo, após tentar tratamento na saúde pública local para o filho e não conseguir, viajou para Goiânia, onde ficou sabendo que teria o tratamento, e o deixou sozinho em casa, trancado.

Na madrugada desta quinta-feira (14), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na residência deles, no bairro Pedregal, em Cuiabá, por volta das 2h, porque, em cárcere privado, o autista estava totalmente surtado. O rapaz estava sem água, sem comida e sem luz na residência.

Militares tentaram conversar com ele, porém “estava exaltado, em surto psicótico, sem roupas, quebrando toda a residência”, como detalha o boletim da ocorrência, registrado na Central de Flagrantes de Cuiabá, por crime de abandono de incapaz.

Equipe do Samu foi acionada e a médica plantonista medicou a vítima, que foi encaminhada em seguida à UPA do Pascoal Ramos.

Abandono

Uma vizinha, lamentando a situação, ficou com as chaves da residência e responsável pela alimentação do rapaz autista.

A PM afirma que tentou manter contato com parentes da vítima mas não conseguiu.

A doença

Quem tem Transtornos do Espectro Autista (TEA) sofre com uma série de desordens cerebrais fisiológicas e que comprometem a comunicação social e gera comportamentos repetitivos.

Os transtornos podem ocorrer em grau severo ou leve, variando os sintomas entre óbvios – como manter o corpo balançando sem parar – e sutis.

Com tratamento certo e acolhimento, portadores de TEA costumam ser considerados de alguma forma gênios. Sem o tratamento, o surto ocorre.

Um dos portadores de TEA em grau leve é o jogador de futebol argentino com fama internacional Lionel Messi. Outros famosos são Bill Gates e Albert Einsten.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta