"> Prefeitura beneficia 20 mil pessoas com limpeza – CanalMT
Divulgação

Prefeitura beneficia 20 mil pessoas com limpeza

Da Redação

O Mutirão da Limpeza vai contemplar 20 mil pessoas após a finalização dos trabalhos em quatro bairros distintos da Capital. Contemplando uma mesma região, a tradicional iniciativa iniciou sua força tarefa no Residencial Wantuil de Freitas neste sábado (11), dando sequência aos trabalhos em outras três localidades vizinhas, que correspondem ao Jamil Boutros Nadaf, Jonas Pinheiro e Buriti. Os serviços que compreendem a poda de árvores, roçagem, troca de iluminação, eliminação de bolsões de lixos, pintura dos meios feios e a Operação Cata Cacareco serão continuados ao longo da semana nos demais pontos.

“Nossos serviços já são bem conhecidos pelas comunidades e desta vez unimos esforços para atuar de forma intensiva em quatro locais distintos, englobando um número muito superior de moradores contemplados. E como de costume, fizemos um trabalho prévio de orientação nas regiões, a fim de estimular o envolvimento comunitário na retirada de todo aquele entulho e demais bens inservíveis que possam estar ocupando suas residências. Além disso, as novas iniciativas socioculturais seguem a todo vapor, com a realização do passeio no Ecobus nos principais cartões postais da cidade e as nossas rápidas palestras sobre educação ambiental, que nesta semana focaram na coleta seletiva. Este rápido auxílio objetivou mostrar aos moradores – didaticamente – como podemos separar os resíduos sólidos que descartamos de maneira responsável e coerente”, afirmou o diretor técnico de Limpeza Pública, Rinaldo Antonio Nunes dos Anjos.

Dentre os munícipes beneficiados está Rêmulo Oliveira, morador do Wantuil de Freitas há oito anos. Segundo ele, o mutirão foi uma oportunidade valiosa para descartar corretamente aquele antigo balcão de cozinha que já não possuía nenhuma utilidade dentro de sua casa.

“Quando fiquei sabendo que a Operação Cata Cacareco estaria aqui, fiquei aliviado, pois finalmente poderia me desfazer de um velho móvel que só tem ocupado o quintal da minha casa. Essa iniciativa é muito valiosa, pois nos permite dar a destinação correta àquelas coisas que já não usamos mais, além de coibir o surgimento de bolsões de lixo oriundos do acúmulo de coisas antigas que só degradam a natureza. A limpeza dos canteiros e a pintura dos meios fios também mostram o quanto a Prefeitura de Cuiabá se importa com as comunidades, propiciando bairros mais organizados e que não apresentem focos de doença ou até mesmo a proliferação de animais peçonhentos”, disse.

O engajamento comunitário é também um reflexo positivo fruto do investimento da gestão municipal em ações como a realizada pelos mutirões semanais. De acordo com o presidente deste primeiro bairro atendido, Fábio Lucas de Morais, a presença dos 250 agentes de limpeza, aliado ao extenso trabalho de conscientização feito tanto através de palestras, bem como do incentivo no descarte de bens duráveis em desuso, é um estímulo para a formação da consciência cidadã, que preza pela valorização dos espaços urbanos e faz a sua parte.

“É importante que o mutirão venha sempre reforçar sua premissa de atuação, mostrando para a comunidade que manter nosso bairro limpo é uma atribuição que começa na gestão pública, mas termina em nós. Precisamos cuidar da região onde moramos, compreendendo também que comportamentos sustentáveis devem fazer parte da nossa rotina. A palestra sobre coleta seletiva é uma dessas formas de mostrar ao cidadão que há sempre algo que ele pode fazer para tornar sua casa, seu bairro e sua cidade melhor”, concluiu.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta